Quantcast
Channel: FLORA DA SERRA - Raízes da Mantiqueira
Viewing all 110 articles
Browse latest View live

CASAS E CASOS - Ou "Que Bom Rever Vocês !"

$
0
0
 Ontem enveredei por uma viagem incrível -  via Google Earth -  pelos bairros onde morei em tempos idos, revendo algumas casas que ainda estão de pé, após tantos anos !!!


Em dezembro de 2011 fiz uma postagem falando das flores da minha vida e assim escrevi:
 "Será que ainda existe essa casa e esse Jasmim por lá ?"
EXISTE SIM !!!
Foi emocionante ver a casa e a árvore (que só pode ser o Jasmin-manga da minha infância !) ainda ali, no mesmo lugar.
O muro está "pichado", a casa precisando de retoques, mas a velha construção ainda está de pé !
 Aquela calçada ainda deve lembrar-se da menininha que abaixava-se para pegar as perfumadas flores caídas no chão...
Leiam aqui, para entender melhor esse caso:
 http://floradaserra.blogspot.com.br/2011/12/dezembro-e-as-flores-da-minha-vida.html


Sempre gostei  de construções e, desde criança, tinha as minhas preferidas, aquelas que apreciava muito.
Em Bonsucesso, bairro onde morei por muitos anos, naqueles distantes anos 40,50 e 60, eu tinha minhas casas queridas e esse edifício era um deles. Prédio de muita qualidade e bom gosto, ainda tinha - e tem - uma árvore em frente ! Conheci um apartamento e constatei que era muito bonito e grande, além de ter a varanda confortável.
 Estou até parecendo vendedora de apartamentos...
Muito bom ver que essa construção ainda existe. 


Morei nesse edifício nos anos 50. Somente quatro amplos e confortáveis apartamentos. O nosso era o do segundo andar, à esquerda.  Era na janela do quarto que o Papai Noel deixava nossos presentes na noite de Natal.
Muitas vezes eu e meus irmãos rolamos escada abaixo, indo parar na porta do apartamento do andar de baixo ! Esse apartamento - o do primeiro andar, à direita - era dividido em residência, e 2 consultórios com 1 sala de espera.Um dos consultórios era do Dr. Alexandrino.  Então, se o tombo fosse sério, já caíamos na porta do médico !
Muito bom ver que o edifício de nº 25 da Rua Cardoso de Morais ainda está inteiro ! Pena somente os cartazes que escondem as varandas...


Outro edifício de que sempre gostei ! Bem no fundo da  Praça das Nações, ele também penetra nas duas ruas laterais: Av. Guilherme Maxwell e Av. Nova Iorque.  Em tempos em que a qualidade era importante, essa construção é um bom exemplo desses valores um tanto ultrapassados atualmente. 


Nessa muito antiga foto, meus pais estão na varanda do nosso apartamento  e lá no fundo aparece o edifício da Praça das Nações.

Nem preciso dizer que vou fazer muitas viagens pelo Google Earth e procurar melhores angulos de visão!
Foi muito gratificante rever essas construções que fizeram parte da minha vida.
Mas também foi muito triste ver que muitas outras desapareceram ou foram totalmente transformadas, reformadas, mutiladas...

Enquanto escrevo e olho essa foto, volto para esses tempos passados e uma suave saudade toma conta de mim.
Meus pais tão jovens na velha foto, ruas tranquilas, sem trânsito, uma praça simples, limpa, vazia de gente...

Que bom rever vocês !

NO ÔNIBUS...

$
0
0
 Vou  para o trabalho de ônibus, a não ser nos dias em que perco-o e sigo à pé por 3 km, admirando a paisagem semi-rural do meu bairro.
Outro dia o ônibus ficou parado um bom tempo, coisa raríssima de acontecer aqui no bairro. 

 Então eu percebi que pelo visor da porta podia-se enxergar a linha do trem lá no fundo, formando uma interessante paisagem.  Rapidamente peguei minha câmera fotográfica - companheira querida que sempre me acompanha - e fotografei a visão que estava tendo de dentro do ônibus.

Gostei e resolvi ir fotografando o que aparecesse de interessante, mesmo após o ônibus recomeçar a rodar.
Aqui está a foto do interior do ônibus, para provar que eu estava lá mesmo!

 Aqui na minha terra é assim: ônibus e cavalo caminham lado a lado pela rua tranquila.
Bonito de se ver é a sombra da grade da igreja, e do cavalo e seu cavaleiro projetada no calçamento de bloquetes da rua.

Casas simples, gente trabalhadora ! Pinturas de faixas, letreiros e cia, anuncia a placa no poste.

Gostei do efeito dessa foto onde o interior do ônibus ficou escuro e apareceu a placa da pequenina loja lá fora.

Paisagem verde do meu bairro,  e a cerca de bambu na moldura da porta do ônibus.
Ainda bem que o ônibus estava quase vazio e ninguém percebeu que eu estava fotografando isso tudo.
Certamente não entenderiam o que aquela senhora esquisita estava fazendo...


CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA ?

$
0
0

 Ando muito envolvida, nos últimos tempos,  com plantas, coisa que gosto demais de fazer !
 Pensando, repensando, arrumando o jardim do meu sítio que ficou abandonado, "entregue às baratas", (como gostava de dizer meu pai) durante esse ano todinho !
Também cuidando do jardim do Caminho do Artesanato, tentando fazer daquele pequeno espaço um verdadeiro paraíso verde e florido !

As fotos são do Parque das Águas de S. Lourenço, lugar de paz e beleza, inspiração para meu trabalho de jardineira !

 E, no meio dessas atividades prazerosas, apesar de cansativas, fico observando o quanto as pessoas desprezam as plantas, jardins, flores...
Como elas desconhecem coisas básicas, que deveriam ser do conhecimento de todos.
Que incômodo enorme sentem quando encontram capim, grama, ou qualquer outra coisa verde no meio do calçamento ! São capazes de aceitar lixo no chão, mas capim, jamais !!!
Fui então reler, mais uma vez, algumas palavras do JOSÉ LUTZENBERGER, agrônomo e ecologista que participou ativamente na luta pela conservação e preservação ambiental.

"Existe entre nós uma incrível alienação diante da Natureza em geral e das árvores em especial, um desconhecimento diante de como elas crescem, do que elas precisam, do contexto do qual fazem parte, de como reagem a maus tratos.

 Situação muito comum: Uma família da cidade compra um sítio. A paisagem ainda está bastante intacta. Ali existe um capãozinho, ou um resquício de bosque.
 Passam logo a "limpar o mato". Na maioria de nossas cabeças a palavra "mato" é pejorativa.
 A "limpeza" consiste em retirar toda vegetação arbustiva e herbácea. 
Muitos vão além, "limpam" também o solo, varrendo e queimando todas as folhas secas. Não fosse tão caro, muitos pavimentariam o chão"
 "Os fazendeiros, com raras exceções, não conhecem a natureza de suas fazendas. A maioria até mora na cidade, quanto maior a fazenda e mais rico o fazendeiro, mais longe ele mora. Assim, não se dão conta, e também não se importam, que o excesso de gado pernoitando dentro dos pequenos bosques tenha o mesmo efeito que aquela tolice da "limpeza". O gado come todo o rebrote, pisoteia e causa erosão nas partes inclinadas. Os bosques acabam condenados a desaparecer ou a empobrecer drasticamente em sua diversidade biológica."

  "É muito comum também em sítios, ruas, praças e jardins, caiar os troncos de branco. Acham muito lindo.
 E para que pintar de branco? Será para demonstrar dominação humana?
 Parece que muita gente não gosta de ver natureza livre, desenvolvendo-se de acordo com suas próprias leis, nunca olham com atenção um tronco de árvore.
 Tudo deve ser ordenado, regimentado, colocado em camisa de força. Assim, quando plantam número maior de árvores, é quase sempre em formação geométrica, como pelotão militar, medido à trena!"

 "Uma das demonstrações mais eloqüentes de quão pouco a maioria das pessoas observa de perto e dialoga com as árvores, é a "poda" anual, uma mutilação arbitrária, violenta, que um sem número de prefeituras, especialmente em cidades pequenas - onde seria de se supor que as pessoas tivessem mais sensibilidade diante da Natureza - ainda infligem às árvores de rua e mesmo em praças."

 "Alguns anos faz, visitei o departamento de biologia de uma de nossas universidades: no centro do prédio, um pequeno pátio com meia dúzia de árvores de certo porte, o solo completamente nu e totalmente compactado. Varriam todas as folhas secas, não distinguiam entre lixo e folhagem morta, que é a vida do solo. 

Não entendem que fator básico da vida vegetal é a reciclagem da matéria orgânica no solo, que é um sistema vivo, com enorme complexidade de seres: bactérias, protozoários, algas, vermes, moluscos e insetos, e alguns animais superiores.
 Nem notam que, em dia de chuva, a folha seca não suja o sapato, em dia seco o tapete de folhas não deixa que se levante pó.
 
Estamos acostumados a ver este tipo de tratamento em todas as nossas praças e jardins, mas, por parte de biólogos, em departamento universitário...?!

 " A alienação diante da Natureza que acima descrevemos em relação às árvores, entre nós, é apenas um aspecto limitado da alienação geral da qual sofre a atual cultura industrial global. 

O fantástico e sinfônico processo da evolução orgânica, que já dura uns três bilhões de anos, que nos deu origem junto a milhões de outras espécies, foi sempre um processo equilibrado, auto-regulado, que se mantém pela reciclagem perfeita de todos os seus recursos materiais, com aproveitamento apenas de energia solar.

 A Sociedade Industrial Moderna faz o contrário: ela vive do consumo de recursos materiais não renováveis e de energias também não renováveis. Nesta forma ela não tem futuro. Teremos que aprender a "desfrutar", não a apenas consumir, e a trabalhar com energia solar. 

Todos os nossos esquemas de produção terão que tornar-se indefinidamente sustentáveis em termos de uso de materiais e respeitosos da grande diversidade dos sistemas vivos nos quais terão que enquadrar-se harmonicamente sem apagá-los."
.......................................................................................................................................................

Como é difícil fazer com que os seres humanos entendam e aceitem essas verdades !
Tentar, eu tento, apoiando-me em palavras de quem sabe o que está falando.
Conheçam aqui José Lutzenberger: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Lutzenberger

Article 21

$
0
0

 

 Mais uma postagem que trouxe do meu outro blog, o SÃO LOURENÇO - Caminho das Águas. Quem quer conhecer um pouco da minha cidade, visite o blog, que é dedicado totalmente à ela. 

http://pousodolourenco.blogspot.com.br


 quinta-feira, 6 de março de 2008

TEMPOS IDOS II - Estação de Águas

Tenho guardado com muito carinho um cartão postal de São Lourenço que meu pai recebeu de um amigo. Transcrevo aqui alguns trechos, tal como foram escritos:

"São Lourenço, 18 de Fevereiro de 1959

Prezado Snr. Antonio e Família

O Snr. realmente tinha razão quando me falava das maravilhas disto aqui. É de fato muito lindo êste parque. Estou fazendo tratamento a conselho do médico daqui, Dr. Prazeres.
(a foto, a família do Dr. Prazeres)
 

  Estou tomando a magneziana e a sulfurosa, e uma série de banho turco (4), dos quais já tomei dois. Vou ficar aqui até perfazer os 21 dias.

Recomendações a Dna. Maria e um grande abraço para o snr. e os filhos, do amigo de sempre

João Azevedo" 
.......................................................................................................
 
Nem meu pai, nem o sr. Azevedo, e muito menos o dr. Prazeres ainda estão por aqui, somente a suave lembrança que deixaram entre nós.
Mas São Lourenço e seu belo Parque continuam a encantar as novas gerações. E que assim seja eternamente...

DESMATAMENTO ZERO - UTOPIA VIÁVEL ?

$
0
0

Outro dia uma amiga minha e pessoa muito participativa, especialmente quando o assunto é meio-ambiente, foi numa das rádios aqui da cidade falar sobre seu envolvimento com o Greenpeace na campanha Desmatamento Zero. Ela filiou-se ao Greenpeace e sua primeira missão é recolher assinaturas pela cidade.
Amanhã eu irei assinar !

 HOJE É DIA DE TEIA AMBIENTAL E NÃO EXISTE MELHOR FORMA DE PARTICIPAR DA NOSSA REDE DE PRESERVACIONISTAS DO QUE DIVULGAR ESSA CAMPANHA, NÃO É MESMO?
Assim sendo, transcrevo o texto do site do Greenpeace - Liga Das Florestas, e convido os amigos a visitarem, e também assinarem !



"ASSINE PELO DESMATAMENTO ZERO."
"Juntos podemos levar para o Congresso  pelo fim da destruição das florestas. Entre na Liga das Florestas. Assine, compartilhe, ajude a salvar a flora e a fauna nacionais e participe da construção de um futuro verde para o Brasil"
. http://www.ligadasflorestas.org.br/

  "Uma lei popular precisa de 1,4 milhão de assinaturas de eleitores para ser aceita pelo Congresso. É o primeiro obstáculo de um tortuoso caminho político, que parece feito para evitar que a voz do povo chegue aos círculos do poder em Brasília. Mas nós do Greenpeace vemos obstáculos como incentivos, e convidamos você a fazer o mesmo."


"Você é a favor do desmatamento da Amazônia e das outras florestas brasileiras? Nem a gente. do desmatamento zero."
 "O Brasil já tem área desmatada suficiente para dobrar sua produção de alimentos; basta que o campo receba investimentos em eficiência na produção e recuperação de áreas desmatadas. É para isso que servirá a lei."

 "A Liga das Florestas precisa de heróis. A fauna e a flora brasileiras estão em risco, e com elas o futuro do Brasil. Mas você pode ajudar a salvá-los. O Greenpeace lança, com outras organizações, um projeto de lei popular pelo desmatamento zero de nossas matas.
 Ao assinar a petição no site, e ao compartilhar e estimular seus amigos a fazerem o mesmo, você acumula pontos, ajuda a proteger um dos bens mais preciosos que o Brasil possui e ainda ganha prêmios. Participe!"

  "Salvar as florestas é mais do que uma obrigação dos brasileiros – é um direito. Você pode escrever a história e conservar o patrimônio ambiental do país ao apoiar a proposta de lei popular do desmatamento zero, que visa a evitar grandes desmatamentos e o aumento das áreas degradadas."

AS FOTOS SÃO DO CAFUNDÓ, MEU BAIRRO VERDE,  E ARREDORES.

DEZEMBRO - Milagres de Natal I - A VIDA

$
0
0

  Minha nora Roberta costuma dizer que em Dezembro, quando a situação está complicada,  tudo parecendo  sombrio e difícil, acontece um MILAGRE DE NATAL, e tudo se resolve !
Aproveitei a idéia para minhas postagens de Dezembro, e a primeira é o início de tudo: a Vida.

Busquei formas de Vida para colocar aqui, e a foto que mais representou a Vida para mim em 2012 foi a exuberante florada do Ipê amarelo em frente da casa da minha amiga Luciana:http://www.flickr.com/photos/lucotinha/  Foi o Ipê mais bonito de S.Lourenço, sendo visitado por moradores que ficavam encantados com tanta beleza e tanta Vida !


 Minha Vida começou em Dezembro, exatamente amanhã, dia 11, num ano muito distante - 1944.  E aí estou eu, no dia do batizado, aos 6 meses de idade, compenetrada e já mostrando a pessoa preocupada que viria a ser...
Preocupada, mas muito feliz, sentindo intensamente todas as emoções, alegrias, surpresas e encantamentos que a Vida pode proporcionar !


Meu pai assim escreveu no verso de um retrato meu, mostrando todo o amor que sentia pela primeira filha.
Seu desejo "Deus te faça feliz" se cumpriu totalmente. 
Obrigada, papai...

Flores, pessoas e... filhotes de gatos !!! A Vida em movimento, em graça e alegria.  Como é bom acompanhar as peripécias dessas fofuras !

Fui em busca de outras expressões de Vida nos blogs amigos, e encontrei no da Lourdes - O AÇOR - uma postagem onde ela fala dos seus 61 anos de Vida:
 http://oacor.blogspot.com.br/2011/04/e-ja-la-vao-61.html

E peguei em outra postagem uma foto dela ainda bebê.  É a Vida seguindo em frente


Falar em Vida, e Vida longa,  é lembrar de  Oscar Niemeyer, arquiteto famoso que faleceu agora, dia 5 de dezembro, às vésperas de completar 105 anos de Vida !
 E que Vida produtiva teve esse homem ! Vejam a postagem da Anabela Jardim sobre ele:
 http://anabelajardim.blogspot.com.br/2012/12/curvas-de-niemeyer-em-belo-horizonte.html

Na  foto preferi mostrar  um Niemeyer jovem, no início da sua Vida, junto da esposa e da filha, na década de 30. E vejam que belas palavras para representar seu pensamento:

 "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.  O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida.  De curvas é feito todo o Universo, o Universo curvo de Einstein"          

No blog da minha amiga Rute - Publicar para Partilhar - encontrei essa beleza de representação da Vida por chegar:
Em Portugal, estar "de esperanças" significa estar grávida. 

E assim ela diz: "Gerar um filho é experiênciar o ato de criação, esperar um milagre, dar forma ao amor conjugal." 
Vejam aqui a bonita postagem da Rute:
http://publicarparapartilhar.blogspot.com.br/2012/05/de-esperancas-na-teia-ambiental.html

Dezembro faz aflorar sentimentos, recordações... Pelo menos em mim ! 
E, aos pouquinhos vai mostrando seus "milagres". Que não precisam ser vivenciados somente em Dezembro, mas por todo o ano, por toda a Vida...

E agora eu pergunto para vocês, amigos leitores: quais são as suas representações de Vida ?

E aguardem para breve o meu próximo "milagre de Natal"...

DEZEMBRO - Milagres de Natal II - O AMOR

$
0
0

 "O VERDADEIRO AMOR É UMA AMIZADE QUE SE INCENDEIA".

 A segunda postagem do tema DEZEMBRO -  Milagres de Natal é o Amor.
Em Dezembro tudo é possível ! Sinto o "cheiro de Natal",  e existe um clima de amor no ar...

Minha história de amor não poderia ficar de fora!  E ela  quase começou  em Dezembro...
E quase casamos em Dezembro !
Em setembro de 1966 nossa "amizade incendiada" transformou-se em casamento à moda antiga, com direito a veu, grinalda, buquê jogado, festa na casa dos pais  e lua-de-mel em S. Lourenço !

"Na história da Humanidade existem grandes provas de amor. O monumental Taj Mahal, encerra uma das mais fascinantes.
Em 1632, o imperador mongol Shah Jahan mandou erguer em Agra, na Índia, um mausoléu de mármore e pedras preciosas em homenagem à amada, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz a um filho dele.
Shajahan tinha uma fortuna equivalente a USD 1 bilhão nos dias de hoje, tempo e paciência. Resultado: o Taj Mahal.
Shajahan ficou casado com Mumtaz por 17 anos, e teve com ela 14 filhos, dos quais 7 sobreviveram. No 14º parto, Mumtaz faleceu ..."
(texto da net)

"Verdadeiro, puro e para toda a vida. É assim que se define o amor dos escritores Zélia Gattai e Jorge Amado.
 Carta de Zélia para Jorge:
Um dia, já faz muito tempo, mais de 40 anos, Jorge Amado, que acabara de me conhecer, dedicou-me uma página: “Eu te darei um pente pra te pentear / colar para teus ombros enfeitar / rede pra te embalar / o céu e o mar eu vou te dar...”
 Preferi acreditar nas juras e nunca me arrependi.


A promessa do jovem poeta foi cumprida: pente pra me pentear, colar nos ombros a me enfeitar, rede a me embalar, o céu, o mar e muito mais: deu-me dois filhos maravilhosos, deu-me a ventura de estar ao seu lado ao criar seus romances, deu-me estimulo para que eu escrevesse meu primeiro livro, acreditou em mim. Ensinou-me a amar a Bahia. Deu-me aulas de humanidade com exemplos de desprendimento, modéstia, orgulho, coragem.



Jorge tomou de minha mão e levou-me a conhecer o mundo. Atravessamos fronteiras, descortinamos horizontes, singramos mares encapelados, quase tragados em noite de tormenta por um tufão no Mar Báltico; embalados em noites mornas pelas mansas águas do Caribe. Voamos alto, quase ao infinito, invadimos céus de estranhas constelações; sobrevoamos cordilheiras e vulcões, atravessamos a densa Floresta Amazônica...
 7 de março de 1987"
 O casamento de Zélia Gattai e Jorge Amado durou 56 anos, até a morte do escritor, em 2001. Zélia faleceu em 2008.
(Texto da Net)

Nos tempos idos, o Amor era assim: começava com o namoro, (iniciado com o pegar na mão).
Seguia com o noivado, e continuava com o casamento "até que a morte os separe"...
No dia da formatura do CPOR, após a cerimônia onde eu orgulhosamente fui sua madrinha, posamos para a foto no jardim da  casa dos meus pais. Nos nossos dedos, a reluzente aliança de noivado ! Coisas de tempos de muito amor...

Amor mistério, além e antes da vida, é o que mostra o belo filme "Em algum Lugar do Passado", já comentado aqui: http://www.floradaserra.blogspot.com.br/2012/03/adoro-cinema.html

Amar alguém que se viu em retrato, retrato muito antigo. Viajar no tempo para esse lugar, lutar por esse amor e morrer por ele.  Existe maior prova de amor ?

Vinte e cinco anos depois, cá estamos nós, comemorando Bodas de Prata, em 1991.
Já morando em S. Lourenço e iniciando uma nova vida, cheia de surpresas e encantamentos...

O REI QUE ABDICOU DO TRONO PELA MULHER QUE AMAVA !
«O grande romance», «A história de amor do século».
 Eduardo Alberto Cristiano Jorge André Patrício David, não aceitava ser rei sem a companhia daquela de quem gostava. 
«CASEI POR AMOR E ABDIQUEI POR DEVER»
 Na noite do dia 10 para 11 de Dezembro de 1936,  Eduardo VIII, renunciou ao trono após 326 dias de reinado para se casar com Walis Simpson,  e os dois se tornaram o Duque e a Duquesa de Windsor.
Vejam o trailer do filme contando essa história de Amor:
 http://www.weoromancedoseculo.com.br/
(Texto da Net)


Novamente cito aqui esse bonito e sentimental filme: "A CASA DO LAGO", dessa vez para mostrar uma forma de Amor muito especial.

"O filme conta a história de duas pessoas – uma médica solitária (Bullock) e um arquiteto frustrado (Reeves) – que vivem na mesma casa, separados por um espaço de tempo de dois anos.
Misteriosamente, o casal começa a se comunicar através de cartas que colocam na caixa de correio da residência, capaz de criar uma ligação atemporal entre os dois."
(Texto da net)

  NOS BLOGS AMIGOS ENCONTREI PRECIOSIDADES SOBRE O AMOR. VEJAM:

Teresa, do blog: SE ESSA LUA FOSSE MINHA, contou a história de um casal apaixonado há 50 anos!
  http://msgteresa.wordpress.com/2011/04/28/amor-a-moda-antiga/

 Micael, do blog GÉIA, mostrou essa deslumbrante flor vermelha, acompanhada dos versos de sua "Moura Encantada". Puro Amor...
 http://geia-deusaterra.blogspot.com.br/2009/05/chama-da-floresta.html

 Cláudia, do blog: PITACOS DA MORGYE, mostrou Frida Kahlo, sua arte e seu Amor.
  http://pitacosdamorgye.blogspot.com.br/2012/07/parabens-frida.html


"QUE PODE UMA CRIATURA SENÃO, ENTRE CRIATURAS, AMAR?(...) AMAR, DESAMAR, AMAR? SEMPRE, E ATÉ DE OLHOS VIDRADOS AMAR?"
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE/AMAR

AMOR, AMOR, AMOR...

DEZEMBRO - Milagres de Natal III - A FAMÍLIA

$
0
0
 A terceira postagem do tema Dezembro é A Família, e nela - a família -  os milagres são muitos, especialmente em Dezembro, quando a magia do Natal está no ar e em cada lar...

  "A família é unida por múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações".

Família é karma, é amor, é companhia e confusão !!!
Mas como viver sem a NOSSA família ?

 Família antiga tinha pai, mãe e filhos, vivendo juntos, sob o mesmo teto e debaixo das regras perfeitamente organizadas. Tantos momentos felizes, lembranças e histórias para contar resultam desse relacionamento familiar...
Na foto, meu pai, minha mãe, eu e meus irmãos, nas deliciosas férias em S. Lourenço.  O ano ? 1954.

Minha família é muito pequena, minúscula mesmo, e só tive 2 primos.  Esse da foto, mais velho do que eu, era muito querido e durante minha infância estivemos muito unidos. 
Ele já partiu para outros planos, mas lembro com carinho esse tempo passado.
Adoro essa foto onde eu e ele posamos alegres !

Minha filha Cláudia, eu, minha mãe Maria e minha avó materna Olívia.  Quatro gerações de mulheres que tiveram vidas tão diferentes, mesmo tendo saído do mesmo ramo, da mesma árvore...
Cada uma seguiu seu caminho e experimentou a vida em Família.

Filhos, filhos... E netos também !!!
Cláudia, minha filha, abraçada com seu filho João Pedro, em momento de despedida.  Meu filho Roberto espiando. Família é isso, chegadas e partidas, alegrias e tristezas mas, principalmente - e apesar de tudo - muito Amor !!!


Mas e nos blogs amigos, o que encontramos para representar bem o sentido de família ?


No blog da Isabel : http://escolabela.wordpress.com/2012/02/14/o-amor-e/
vi uma linda demostração de amor familiar. Confiram.

No blog da Kátia: http://meusmomentos-minhavida.blogspot.com.br/2012/05/o-tempo-de-deus.html
encontrei uma belíssima história de família, do jeitinho antigo, com a sabedoria e fé de uma avó muito especial. Lindo !

E no blog da Mary: http://saloia.blogspot.com.br/2010/10/base-para-chavena-cromo-by-mary-o.html
deliciei-me com uma história de sua família portuguêsa !



(Estou sem net, usando computador alheio e sem acesso as minhas fotos.  Mas, ainda assim, aqui está a postagem prometida !)





DEZEMBRO - Milagres de Natal IV - A NATUREZA

$
0
0
 A quarta postagem do tema Dezembro é sobre a Natureza.
Desde bem criancinha eu amo o Natal e a Natureza.  Na minha família costumamos sentir o "cheiro de Natal", que é algo muito especial, um aroma que é um misto de terra, plantas e encantamento.Esse cheiro mágico não surge sempre, e por isso é mais valorizado ainda ! Às vezes sinto-o em novembro. E tem anos em que ele não aparece...

 O Natal está intimamente relacionado com a Natureza, pois um de seus maiores símbolos é a "árvore de Natal".
A foto veio daqui: 
http://www.jardiland.pt/destaque/a-arvore-de-natal/

 Para quem ama a Natureza e suas belezas, é Natal o ano inteiro, pois basta observar durante a Roda do Ano as maravilhas que estão ao nosso redor ! As árvores se  revezam em cor e formas  mostrando a incrível riqueza de nossa Mãe Terra.
Na foto, a beleza do Ipê-amarelo que alegra nosso agosto.

 As grandes árvores são monumentos divinos. Os Devas das árvores assim falaram para Dorothy Maclean:
 "Se vocês estivessem em sintonia com o Infinito, como nós estamos, e se estivessem fazendo a sua parte, talvez as forças ficassem equilibradas; mas hoje, mais que nunca, o planeta precisa justamento do que vocês estão destruindo: as forças que passam pelas árvores grandiosas."
Para entender melhor vejam aqui: http://floradaserra.blogspot.com.br/2012/08/as-arvores-na-teia-ambiental.html
E aqui:http://floradaserra.blogspot.com.br/2010/09/arvores-guardias-da-saude-do-planeta.html
 Na foto, as magníficas Paineiras existentes no Bairro Estação, aqui em S. Lourenço.

 No período da Quaresma, a Quaresmeira colore a cidade com sua linda cor roxa.
Ela é a Árvore Simbolo de S. Lourenço e é possível observá-la nas ruas, praças e nos montes.

Na foto feita por minha amiga Sonia Novaes, do blog "Cantos e Encantos" http://sonianovaes.blogspot.com.br/ no dia em que veio me visitar, podemos perceber como a Natureza pode conviver  harmoniosamente com as construções humanas.
Conheçam um pouco da história dessa bela casa aqui: http://pousodolourenco.blogspot.com.br/2009/07/as-casas-que-eu-gosto-vila-sorriso.html

 Viver numa cidade que possui um lindo Parque, contornado por verdes montanhas é muito bom ! Aqui a Natureza mostra sua graça, na foto que fiz do alto do Hotel Brasil.

 Nem só de plantas é feita a Natureza !
Um arco-íris colorindo o céu, é o sinal da aliança entre o Criador e o Homem.

"Dizem que o arco-íris foi intitulado por Deus "arco-da-aliança", pois logo após o Dilúvio quando a Arca de Noé  pousou sobre o Monte Ararat Deus prometeu que nunca mais iria inundar a Terra e depois de cada chuva seu arco apareceria nas nuvens e este seria o símbolo da aliança estabelecida entre Deus e toda carne vivente de toda espécie que está sobre a terra e por todas as gerações futuras."

 Água, plantas, flores, são ingredientes que a Natureza nos oferece para nosso deleite, produzindo sensações de paz, alegria e felicidade.
Na foto, recanto do Parque das Águas.

 Em agosto, quando a Natureza começa a despertar do seu sono invernal, as árvores do Parque das Águas enchem-se de flores lindas e perfumadas !
Aqui está uma  alameda ladeada de Patas-de-Vaca, uma das árvores mais bonitas que conheço, com suas flores que parecem orquídeas e suas folhas muito verdinhas !

 Ainda no Parque, as árvores cobertas de orquídeas  surpreendem o visitante com mais essa demonstração da beleza da Natureza.

 No meu sítio, em alguns anos, o Boldinho oferece essa florada lindinha que lembra a beleza lilás da Lavanda.

E a beleza misteriosa da neblina nos dias frios do Inverno ? Mais uma demonstração fascinante da Natureza que nos rodeia e encanta !

Os Milagres da Natureza ocorrem por todo ano, e não é preciso esperar Dezembro para vivenciar tal presente.
  Mas em Dezembro, esses milagres tem um gostinho especial, fruto das emoções que estão no ar...
- quando descobrimos uma folha verdinha que nasceu
- quando enxergamos cristais cintilantes nas gotas de chuva sobre essas mesmas folhas
- quando encontramos cogumelos mágicos espalhados pelo jardim (e ficamos pensando se não estarão os Duendes ali por perto...)
- quando lembramos dos tempos passados, e sentimos novamente o "cheiro de Natal" no ar...
Aí então descobrimos  que milagres existem !


Nos blogs amigos encontrei coisas muito interessantes com o tema NATUREZA:


1- No da Neide: http://come-se.blogspot.com.br/2012/11/caca-aos-cogumelos-na-catalunha-coluna.html
vale a pena ler sobre um dos milagres da Natureza - os cogumelos comestíveis !

2- Encontrei no Novos Rurais: http://agricultoresdesofa.blogspot.com.br/2012/12/aprenda-comer-flores.html interessante explicação sobre flores comestíveis.  Eu já me aventurei a fazer receitas com flores e deu certo !


 3-No blog O Canto da Terra: http://o-canto-da-terra.blogspot.com.br/2010/11/alentejo-florido.html
maravilhei-me com as flores do Alentejo !

DEZEMBRO - Milagre de Natal V - A CASA

$
0
0
A quinta postagem do tema Dezembro é sobre a Casa, o lugar que nos abriga, protege e aconchega, quando transformado num verdadeiro Lar. Eu adoro ver Casas e vivo fotografando-as por onde ando !

Em Dezembro fazemos um verdadeiro milagre, transformando nossas Casas em lugares enfeitados, iluminados e cheios de presentes, físicos ou espirituais !
Esse é um dos milagres de Natal...

 Casa no meio do verde. Foi  o que sempre sonhei para mim...
Mesclando a Natureza com uma construção de tijolo ou madeira, conseguimos ter um lugar de paz e alegrias.

 Janelas encobertas por flores, corda para estender a roupa lavada.
Assim é a minha Casa, o meu lar.


Coração da Casa, a cozinha é o lugar de encontro e alquimia, não é mesmo, Gina ? Nela inventamos  e provamos delícias, testando nossa capacidade de criação e paciência.

Sou uma pessoa tipicamente "caseira", gostando muito de ficar quietinha na minha Casa, cercada das pessoas e coisas que amo. A vida corre lá fora (e eu também vou lá, fazer minha parte, cumprir meu trabalho!), mas é aqui dentro, onde me sinto mais feliz e realizada.
Olhando o mundo via net, posso acompanhar o movimento do dia, conhecer pessoas, fazer novas amizades,  participar de atividades importantes, sem precisar sair de dentro de Casa.


VAMOS VER O QUE OS AMIGOS FALAM SOBRE CASAS ?

1) A Gina contou uma bonita história de Casa e Comida, comida que aliás é sua especialidade !
Reuniões de família, ao redor de uma mesa, transmitem calor e amizade.
Vejam  aqui: http://www.nacozinhabrasil.com/2012/04/soul-food-alimento-da-alma.html


2)O Gilberto gosta muito de relembrar os lanches - que não tinham ainda esse nome americanizado nos anos da sua infância - quando a sua mãe, excelente "dona-de-casa",  preparava bolos para tomar café com as irmãs, num ritual inesquecível para  ele:
  http://marraioferidosourei.blogspot.com.br/2010/05/e-hora-do-lanche.html


3) No blog da Sonia Novaes encontrei uma postagem cheia de saudade falando da casa onde ela nasceu, e lembranças felizes dos seus tempos de infancia na pequena cidade do interior. Muito bonito...
http://sonianovaes.blogspot.com.br/2007/08/cidade-onde-nasci.html

Casa é tudo isso e, em tempos natalinos, ficamos mais sensíveis aos problemas de quem não tem uma casa para morar, um teto para o abrigar.
E aí, mais do que nunca, agradecemos pela Casa que temos, pelo lar que construímos.
E pedimos que todos possam ter essa mesma felicidade, e vivenciar esse Milagre de Natal: ter uma Casa.

DEZEMBRO - Milagre de Natal VI - O TRABALHO

$
0
0
 A sexta postagem do tema Dezembro é sobre o Trabalho, e encontrei uma definição muito interessante do que é isso que, para muitas pessoas, é "a luta pela sobrevivência", mas eu vejo como algo muito mais importante, bonito e compensador.

 "Trabalho, mais do que sobrevivência, é uma das mais expressivas manifestações do ser humano. É algo semelhante à arte, onde o homem transforma e é transformado."

Tenho muito orgulho de ser artesã ! É com satisfação que quando preencho formulários, coloco no lugar da profissão: ARTESÃ !!!

"Desde os primeiros anos de vida, aprende que fazer algo com um objetivo definido conquista espaço, respeito, consideração e auto-estima".
"Descobre a satisfação de desenvolver uma habilidade e externá-la num produto ao qual se percebe conectado."

Também ficaria muito feliz em escrever: COZINHEIRA ! Sinto que estou me aprimorando cada vez mais nas artes culinárias e isso me dá muito prazer.


"Reflete nossa auto-imagem, e nos agrega ou retira a possibilidade de realização pessoal, de acordo com a utilização das potencialidades e competências individuais."

Posso também escrever: JARDINEIRA ! Lidar com plantas é a minha maior paixão, e quantas alegrias essas minhas amigas me proporcionam.  Também tristezas, quando as encontro atacadas por formigas ou outros bichinhos devoradores...

  "Hoje, mais do que em épocas anteriores, o ser humano se vê diante do conflito entre submissão às regras do novo mercado de trabalho e suas próprias necessidade".

Dizer que sou DECORADORA é exagero, mas adoro esse Trabalho de embelezar ambientes !  E preparar uma mesa enfeitada para as refeições é outra atividade extremamente gratificante.

 "O trabalho, diferente da simples atividade, deve preencher um porquê, uma finalidade e um valor. A razão pela qual executamos algo está vinculada a quem somos e como estamos no mundo."

Quando conseguimos aliar o "ganhar dinheiro" ao "fazer o que gosto", a vida fica mais fácil de ser vivida.

 "A noção de que o trabalho é uma das formas mais profundas de expressão humana em contrapartida a de que seria apenas um ato de sobrevivência, não é nova, e está profundamente arraigada em hipóteses criadas, testadas e sedimentadas pelo indivíduo no decorrer de sua história."


E os trabalhos voluntários, aqueles em que nos dedicamos de corpo e alma, simplesmente para ajudar alguém ou contribuir para algo importante ? Para muitos, isso não é trabalho, e não tem valor...

Quase esqueci de dizer que tenho outro Trabalho: BLOGUEIRA !!! 

"Como forma de expressão do homem, o trabalho pode ser comparado à arte. É a manifestação de algo interno que se apresenta na concretização do esforço despendido, expondo crenças, atitudes e valores." 

"Dona de casa",  ou "Mãe", são os trabalhos mais importantes e menos valorizados deste planeta !!!
Talvez por essa razão as mulheres deixaram suas casas e seus filhos entregues nas mãos de terceiros e saíram para a rua em busca de valorização e um salário !


  "Qual o reflexo para as organizações atuais da presença ou ausência de significado do trabalho para seus integrantes?"

  Lavar, passar, limpar, cozinhar, arrumar, na casa da gente não tem valor ! Mas se isso é feito na casa dos outros, e em troca de um salário, aí sim, passa a ser valorizado !Que coisa estranha...
"Será possível ainda a aliança consigo mesmo e o produto, ou a cisão é inevitável? Qual o reflexo para as organizações atuais da presença ou ausência de significado do trabalho para seus integrantes?"

Prazer ou sacrifício (sacro ofício...) ?

O texto entre haspas veio daqui:http://www.sanepar.com.br/sanepar/sanare/v11/Significado/significado.html


Nas fotos, meu trabalho artesanal. Escolhi mostrar a linha Chita Mineira. Gosto muito também de trabalhar com juta, e papel reciclado.


Vamos espiar o que as amigas blogueiras fazem/pensam sobre Trabalho ?

( Escolhi postagens que mostram Trabalhos diferentes, especiais e muito interessantes,  para ilustrar o tema)

1)Minha amiga de além-mar, Hazel, mostra seus Trabalhos mágicos aqui:  http://www.casaclaridade.com/p/loja-da-bruxa.html

2)A Katia Bonfadini, dona de um blog encantador, também tem sua loja ! Veja aqui seu Trabalho: http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com.br/p/loja-da-bonfa.html


3)Minha amiga Angelisa, de Cambuquira, também tem um Trabalho muito prazeroso. Vejam aqui:  http://cantinhodasmandalas.blogspot.com.br/p/oficina-de-mandalas.html

 "TRABALHE EM ALGO QUE VOCÊ REALMENTE GOSTE, E VOCÊ
NUNCA PRECISARÁ TRABALHAR NA VIDA"!

Nizan Guanaes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nizan_Guanaes)

 

DEZEMBRO - Milagre de Natal VII - OS AMIGOS

$
0
0

 "Muita gente entra e sai de nossa  vida ao longo dos anos. Mas só os verdadeiros amigos deixam impressões em nosso coração."

 
 O sétimo tema escolhido por mim para a postagem DEZEMBRO fala de amigos.  E ter verdadeiros amigos pode ser considerado mais um milagre - de Natal ou do ano inteiro !
Uma pessoa que foi durante muitos e muitos anos uma amiga de primeira linha, com quem convivi desde minha infância e com quem aprendi receitas que até hoje são feitas aqui em casa é a "tia" Penha, essa senhora de roupa clara no centro da foto.
 A amizade dela e do marido, com meus pais foi uma coisa muito bonita, de um respeito, carinho e consideração muito grandes. E para selar essa amizade, ela pediu para ser minha madrinha de crisma.
Meus pais já faleceram há muitos anos, o marido da tia Penha também.  Mas as lembranças desse convívio, onde presenciei verdadeiras demonstração de uma enorme amizade, jamais serão esquecidas.

Na foto, a festinha do aniversário de 15 anos de minha irmã, no qual a feitura dos quitutes ficou  por conta da tia Penha que sempre foi excelente cozinheira !

 Meus queridos compadres, Nestor e Anita, também fizeram parte da minha vida desde meus tenros anos, quando vínhamos passar férias aqui em S.Lourenço.
Sempre prestativos, gentis, atenciosos, esse casal faz parte do rol de amigos inesquecíveis da minha vida.  Quantas recordações  gostosas do tempo em que convivi com eles e seus filhos ainda pequeninos... A Anita já partiu para outros planos, mas deixou boas lembranças em meu coração.

 Lisete e Domingos são amigos muito queridos que conheci no Rio, onde convivemos por muitos anos, morando no mesmo edifício, vendo nossos filhos brincando e  crescendo juntos.
Consolidamos  uma grande amizade que, apesar da distância física, tem raízes fortes.
É muito bom quando nos encontramos, ouvimos suas histórias e relembramos momentos felizes e divertidos naquele Santareno de inesquecível lembrança.

Paulo Sérgio é um jovem e muito querido amigo, que conhecemos desde que viemos morar em S.L., em 1991. Contratamos seus serviços de jardinagem e paisagismo e quanta coisa aprendi com ele da lida na terra, das plantas e jardins ! Acompanhamos seu crescimento profissional, até dando alguns conselhos, pois o consideramos quase como um filho.
A ajuda que ele nos prestou em muitos momentos, sua disponibilidade em situações complicadas, sua enorme boa vontade, transformaram uma relação que poderia ser simplesmente comercial, numa grande amizade que nutrimos por ele. E nem temos palavras para  agradecer sua enorme consideração.

 A vida tem seus caminhos e num deles reuniu um grupo de mulheres absolutamente diferentes num trabalho único, que acabou formando  um "clubinho" interessante onde, experimentando a diversidade de gostos e opiniões, conseguimos realizar um sonho quase impossível: nossa sede própria do Caminho do Artesanato, numa linda casinha mineira !
O respeito, a confiança mútua e a busca de um ideal, criaram esse grupo de amigas.

Sou do tempo em que existiam colegas e amigos.  Os colegas eram aquelas pessoas com quem  nos relacionávamos, convivíamos, mas não existia  um relacionamente mais profundo. Os amigos eram as pessoas especiais, com quem os laços eram mais fortes. Hoje não escuto  mais o termo colega.

Dizem que: "quem tem amigo não morre pagão"...

AMIGOS DOS BLOGS AMIGOS: Vamos ver ?
 1) Minha amiga  Sonia tem um milhão de amigos por esse Brasil afora ! 
 http://sonianovaes.blogspot.com.br/2010/12/minha-amiga-dmaria-jose-reis.html

2) Do blog da Cláudia, trouxe essa postagem gostosa: http://saborsaudade.blogspot.com.br/2010/11/pudim-de-leite-com-cumaru-no-copo.html

3) A Virgínia mostrou o carinho dos amigos no seu aniversário: http://virginiacgaleria.blogspot.com.br/2012/04/meu-aniversario-este-ano-foi-super.html



PS: continuo sem net, e sem meus arquivos completos de fotos.
PS2: não consegui colocar as fotos dos blogs amigos.

DEZEMBRO - Milagre de Natal VIII - RAFAELLA, NOSSO MILAGRE !

$
0
0

 Acredito que Dezembro é mês mágico, onde os milagres podem acontecer.  A energia no ar, o "cheiro de Natal", as emoções à flor-da-pele, os presentes e guloseimas fazem desse mês algo especial.

 Em Dezembro de 2011, exatamente no dia 31, último dia do ano, nasceu de forma prematura nossa querida Rafaella, minha netinha tão amada.
Quem acompanha meu blog sabe que foram momentos, dias, meses, de muita angústia e apreensão, rezando dia e noite pela vida e saúde da Rafinha.

Hoje, com muita alegria e gratidão, comemoramos o primeiro ano de vida da nossa princesa !

 Cada dia da Rafaella é para nós razão de contentamento, acompanhando seu desenvolvimento, vendo seu cabelinho crescendo, rindo com uma gracinha nova e acreditando que milagres existem.

 A festinha simples, porém para nós muito mais importante do que a "virada do ano", teve um bolo feito pelo avô (sim, o avô sabe fazer bolo !!!), com cobertura deliciosa feita pela mãe, e com a decoração feita pelo pai  - sim, o pai é artista !!!

 Na mesa, os bichinhos e bonecos que a Rafinha já ganhou no seu  primeiro ano de vida.

 Quem encheu as bolas foi o primo.  Quem fez as letras foi a tia. Quem arrumou a mesa e a parede foi a avó. Quem fez o brigadeiro de copinho foi a mãe.
Família unida, participando com muito carinho dessa simples homenagem à nossa querida Rafaella, a princesa da casa.

Nossa pequeníssima família na alegria de presenciar um milagre feito gente: a Rafinha completando 1 ano de vida entre nós !
A dedicação  dos pais, que esqueceram sua vida para dedicarem-se de corpo e alma aos cuidados com a filha tão querida, é impressionante !

Eu acredito que Dezembro é mês de milagres. E nós temos a prova viva desse milagre aqui em casa.
Tudo é possível quando o Amor guia nossos passos, nossas palavras e nossas ações.

Feliz Aniversário, Rafaella !

"SE ESSA RUA FOSSE MINHA..."

$
0
0

Se essa rua, se todas as ruas fossem minhas, eu mandava ladrilhar...
Jamais asfaltar !!!
Vira e mexe, vem o assunto sobre colocar asfalto nas ruas das cidades, pois facilita o transito, propicia maior velocidade, e evita o desgaste dos carros no calçamento de pedras ou similares.

Nos meus tempos de jovem, na década de 60,  morei em uma rua, lá no Rio de Janeiro, que era calçada com paralelepípedos - como todas eram nos tempos idos. Mas um belo dia o "progresso" chegou e trouxe o asfalto.  Lembro muito bem daquela máquina enorme espalhando aquela coisa preta e mau cheirosa pela rua.  Mas a rua ficou lisinha, bonita, moderna !  Então veio a temporada das chuvas e com ela a tristeza de ver a rua alagada, com a água chegando no primeiro degrau da escada de casa e trazendo lixo para a nossa porta !!!
Ficávamos na janela vendo os carros e ônibus fazendo aquelas ondas que nos davam a sensação de estar morando à beira-mar... De um mar sujo e poluído.

A minha cidade São Lourenço ainda é - Graças à Deus ! - calçada com paralelepípedos ou bloquetes. Na foto podem observar o bonito desenho da rua principal, em tempos antigos.
.
Fui pesquisar o tema: Asfalto X Paralelepípedos ou Bloquetes, para saber a opinião de outras pessoas e cidades, já que eu tenho a minha opinião formada pela experiência própria. Aquela rua do meu bairro mostrou-me o que o asfalto ocasiona, impedindo a absorção da água da chuva e criando áreas de inundação onde antes isso não acontecia.

Seguem textos e links de sites e blogs para conhecerem melhor o assunto AsfaltoXParalelepípedos ou Bloquetes:


"Como em toda véspera de eleição o furor do asfaltamento de ruas retorna, não só aqui, mas em todas as cidades. 
É que o senso comum acha que o asfalto é inclusão, é modernidade, é civilização, progresso,e, portanto é o melhor pavimento que existe para a cidade.Como sempre o senso comum está mais uma vez equivocado".
http://vicosacidadeaberta.blogspot.com.br/2008/09/asfalto-progresso.html


Na foto, a linda Estação Ferroviária de minha cidade, e o calçamento em paralelepípedos.

Da cidade de Bambui vem essa notícia fresquinha, de hoje, 7 de janeiro de 2013:

"Conversando com o prefeito Lélis Jorge da Silva, na semana passada, ele me contou a excelente notícia de que todo o centro de Bambuí - Praça Coronel Torres, Praça Mozart Torres, Av Paulinelli, Praça José Veríssimo de Souza - vão ser revitalizadas com bloquetes sextavados. Ele ainda disse-me que o calçamento com  bloquetes têm mais praticidade quando removidos: a recuperação, se bem executada não deixa perceber que houve qualquer interferência no pavimento original. O mesmo já não acontece com o asfalto, uma vez aberto, o pavimento fica com uma cicatriz para sempre, a não ser que se remova o restante do pavimento e refaça tudo novamente, opção que se torna inviável, devido aos altos custos para sua execução". 

http://jornaldacanastra.com.br/jornal/index.php?option=com_content&view=article&id=1510:todo-o-centro-de-bambui-vai-ser-revitalizado-com-calcamento-de-bloquete-sextavado&catid=2:a-cidade-e-sua&Itemid=3


Na foto : Em São Lourenço, cidade turistíca por natureza, ainda encontramos belas e bucólicas cenas como essa, onde o chão de paralelepípedos faz fundo para o cavaleiro e seus cavalos, na manhã tranquila de um lugar feliz.



"Existem vários exemplos de estradas, ruas, praças e pátios construídos há milênios com paralelepípedos e que ainda hoje servem a população, de forma eficiente e barata. Esses pavimentos de paralelepípedos resistiram aos séculos. É o testemunho de uma prática ecológica e eficiente de se urbanizar as cidades e garantir o bem estar dos moradores.
Todos os calçamentos dos tipos paralelepípedo e bloquete, sem rejuntamento de argamassa são considerados pavimentos ecologicamente corretos, permitindo a infiltração da água da chuva. As vantagens desta infiltração vão desde a recarga do lençol freático, à diminuição da vazão escoada para os mananciais, o que diminui os riscos de enchentes."

http://www.altoalegre.ro.gov.br/noticia.php?id=403


Na foto atual, a rua principal da minha cidade com seu paralelepípedo em duas cores formando listras.

"O asfalto virou símbolo da modernidade e é característica marcante nas áreas urbanas. Ele está presente nas principais ruas, avenidas e rodovias. Neste sentido, Claudio justifica: “Esse tipo de pavimento se faz necessário onde prevalece a alta velocidade, o trânsito intenso e onde não haja interesse urbanístico. Porém o engenheiro salienta que as ruas com asfalto, para manter o conforto do motorista, precisam ser recapeadas ou até refeitas com bastante frequência, pois esse pavimento tem durabilidade de no máximo 5 anos”.


Na foto, rua de São Lourenço, em frente ao Parque das Águas, com seu piso em paralelepípedos.

"Os defensores do asfalto, em geral pessoas associadas ao poder público ou empreiteiras, dizem que o asfalto é mais barato e rápido de executar, que permite um trânsito mais confortável por ter menos vibrações..." 
Será mesmo verdade? 
 http://ubatubacobra.blogspot.com.br/2012/10/asfalto-ou-paralelepipedosbloquetes.html


Na foto: Em São Lourenço, calçamento de paralelepípedo ornamentado para a procissão de Corpus Christi.

 "Sabe-se que o asfalto retem bastante calor. Então não são poucos os que se queixam da quentura nas ruas onde existe asfalto.
O custo do bloquete é muito menor do que o do asfalto. Além disso, a mão de obra para a fabricação dos bloquetes pode ser toda da cidade, gerando emprego e fixando a  renda no município, já que com o asfalto todo o recurso vai para fora da cidade".
http://www.cidademais.com.br/noticias/?id=33696


“Para a Prefeitura de Osório, asfalto é progresso, assim como para a maioria da população da cidade. O resultado do progresso pode ser visto neste momento, com toda a chuva que está caindo: a cidade toda debaixo d'água. Ruas que antes não alagavam, hoje, com as chuvas, são verdadeiras corredeiras, pois não há mais drenagem da água. A chuva não consegue penetrar no asfalto. Com todo o dinheiro em caixa que a Prefeitura possui, porque não gastou um pouco mais e fez como no Bairro próximo ao Supermercado Nacional, onde as ruas são todas de "paralelepípedo"? Será falta de visão dos governantes, ou asfalto dá voto? Fica aqui a minha crítica!”
Fabiano


Assunto polêmico, onde os interesses e a ignorância estão de um lado e
 a consciência ecológica e a informação correta estão de outro lado, Asfalto X Paralelepípedo dá "muito pano para manga".
E a Teia Ambiental não poderia ficar de fora desse tema tão envolvente !



DIÁRIO DO PARAÍSO - VII

$
0
0
Lendo a postagem da Neide, do blog  COME-SE, (http://come-se.blogspot.com.br/2012/01/piracaia-aos-poucos.html)  relembrei a época em que chegamos aqui no sítio.
Absolutamente apaixonada com a nova vida que estávamos experimentando, comecei a escrever o que chamei de "Diário do Paraíso".
Transcrevo para vocês esses ternos momentos.



 DIÁRIO DO PARAÍSO - 27 Fevereiro de 1993.
Passamos 12 dias longe do nosso Paraíso, visitando parentes no Rio. Como nos custa sair da nossa terra, nossa cidade...
E nesses tempos de chuva, na volta encontramos um capinzal enorme !  Vamos ao trabalho !!!
Mas sempre temos tempo para apreciar as belezas da Natureza que estão à nossa disposição. O nascer e o por-do-sol, a chuva bonita que, muitas vezes, trás arco-íris, as noites estreladas...



Outro dia subimos a montanha, colhendo mudas e flores. Foi lindo !
 A emoção de conviver tão de perto com a terra, as plantas nativas, os insetos tão exóticos e bonitos, e o ar tão puro que existe aqui nos dá uma imensa alegria, que compensa o corpo cansado após o trabalho.


 Meu hortinho está uma beleza ! Tenho semeado e plantado muito. Dei uma ajeitada nas violetas da Cláudia e continuo fazendo mudas. Dá gosto ver as coisas crescendo, florindo. Estamos entusiasmados, e com vontade de arrumar tudo !

Visitamos a fazenda do Cabral e ganhamos mudas de amora, urucum e outras mais.
Quantos sonhos e expectativas...
Ter nosso pomar, horta, ervas aromáticas e muitas flores !

PS: Nosso amigo Antonio Cabral, ambientalista por vocação e Gerente do Meio Ambiente de S. Lourenço, faleceu em 30 de dezembro. Partiu para outros planos, mas as plantas que me deu continuam aqui para lembrarmos sempre dele.


  (A inspiração para esse Diário veio da linda agenda que ganhei de uns amigos muito queridos, Paula e Hílton. Essa agenda mostra Florações Brasileiras de Margaret Mee ( e as imagens são de esboços que Margaret levava em suas expedições), e trechos dos diários de viagem onde ela mostra suas preocupações ecológicas e seu encantamento diante da flora e da fauna brasileiras.)

(Conheçam um pouco dessa mulher especial aqui:
http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,279696,100+anos+de+Margaret+Mee.aspx)


CAXAMBU - HOTEL BRAGANÇA NO TURISMO NOSTALGIA.

$
0
0
 Dia lindo de sol e brisa, e lá fui eu novamente passear em Caxambu, essa cidade que me encanta com suas construções antigas e lindas,  e seu ar sereno. As Quaresmeiras já estão floridas -  e a cidade possui muitas - enfeitando e alegrando esse recanto nostálgico do Sul de Minas.


Passei em frente ao Hotel Bragança - que já conheço há muito tempo, mas sempre admiro - e resolvi fotografá-lo  mais um pouco.
Olhem que bela imagem se tem, olhando de dentro do Hotel para a rua, onde a cerca do córrego enfeita a paisagem !

Dessa vez fotografei a bela marquise, e admirei as formas harmônicas dos tempos idos.
E entrei mais um pouco, e fui xeretando e fotografando, até que chegou a proprietária, Therezinha, que já conheço de outras visitas.


 Pergunta daqui, espia de lá, e fui penetrando na história desse Hotel que é dos mais antigos da cidade.
O Hotel Bragança foi adquirido por Antonio Miguel Arnaut em 1925, mas já existia desde 1896, quando se chamava Grande Hotel e Restaurante Silva.


Ainda na década de 20 Antonio Miguel  passou a residir no Hotel, com toda a sua família.  Dez filhos viveram ali e, até hoje o Hotel possui os mesmos proprietários, sendo administrado pelos seus filhos  Antonio Lício Arnaut, e pelas irmãs Therezinha Arnaut e Adélia Licio Arnaut Feldman, que continuam residindo no Bragança.


As horas foram passando, e a agradabilíssima conversa nos remetendo  aqueles tempos antigos, fazendo-nos esquecer do presente. Nessa altura, a Therezinha já tinha chamado o irmão para participar do bate-papo, e ele veio acrescentar muitas informações e histórias que nos envolveram  e fascinaram.


 Na época antiga, o Hotel somente possuía 4 banheiros.  Na reforma da década de 20, quando adquirido por Antonio Miguel, um segundo pavimento foi acrescentado.


Antonio, o filho, nos contou que nasceu no Hotel Bragança, que também era a residência da família.



Também nos contou coisas muito interessantes sobre Caxambu que, segundo ele, possui uma energia muito positiva que até realiza curas. Casos verídicos de pessoas que, somente usufruindo do ar puro e da paz da cidade, curaram problemas físicos.

Isso sem falar na cura pelas águas ! E a família presenciou vários casos ao longo de suas vidas.

Na foto, a antiga cabine telefônica.


Vamos falar um pouco da estrutura do Hotel ?
O Hotel Bragança possui uma área de 3.600m2.
Tem 54 apartamentos, sendo que 8 são conjugados, com 2 quartos interligados para receber famílias que queiram ficar próximas.



O estilo é "oitocentista", com mobiliário de época.
Esse lavatório é simplesmente deslumbrante ! Eu nunca vi outro igual, perfeito e em uso, como o que existe no Hotel Bragança.


Esse lugar é o Recanto do Café, junto do Refeitório. Fica perto do lavatório lindo.
O hotel tem salas de estar, salas para jogos e biblioteca.



Quem olha o Hotel Bragança por fora pode ter a impressão de que ele é um hotel pequeno mas, percorrendo seus corredores e cômodos, descobrimos que não é bem assim !
Observem a beleza dessa parede trabalhada ! E os vitrais coloridos na janela ao fundo.  Detalhes preciosos.


Outro corredor !  Em primeiro plano está o salão de entrada. A seguir a grande sala de estar e, depois o corredor.  Olhem a beleza do piso de tábua corrida.

 Outro corredor, e esse tem passagem em arco no teto. Na realidade ele funciona como uma galeria onde quadros mostram fotos e recortes que contam a história do hotel e da cidade.
                             


No fundo desse corredor está um console com o grande espelho vertical. A Therezinha me contou que nesse lugar,  em tempos muito antigos,  existia uma porta que dava acesso ao Cassino.
Vale a pena observar as  luminárias  de vidro.



Mais um pouco da história da família: na foto, Adília e Antonio Miguel, os proprietários do Hotel Bragança.



Foto relíquia: O Hotel Bragança, em 1913, somente  com um andar.




E aqui, em 1925, quando Antonio Miguel Arnaut o adquiriu.



Continuando meu passeio, cheguei ao Jardim Interno. E jardim é coisa que sempre me agrada !
Nostálgico é esse recanto do Hotel Bragança, com as trepadeiras emoldurando as bonitas portas em vidro.



Num gostoso dia de sol morno, deve ser muito agradável ficar ali, desfrutando da serenidade e beleza do lugar.


A construção ao lado foi, em tempos idos o Cassino do Hotel Bragança. A Therezinha ainda lembra dos frequentadores nervosos, fumando nas janelas, quando estavam perdendo nos jogos ! Ela era uma menina,  mas guardou muitas lembranças dos acontecimentos que presenciou.


 A culinária é um dos pontos altos do Hotel, com cozinha em fogão à lenha.
E o Salão de Refeições é muito bonito, com suas janelas em arco.


 Admiradora de móveis antigos, delicio-me com imagens como a desse móvel do restaurante !


E fiquei totalmente embevecida quando vi esse biombo que divide o Salão da cozinha ! Além da beleza da madeira e dos vidros trabalhados, ainda encontro 3 luminárias no alto !!! Muito bonito e original.


Outra peça lindíssima do Salão de Refeições é essa cristaleira.


 E as lindas portas envidraçadas.


A fachada delicada do Hotel Bragança, vista do outro lado do córrego que corta a cidade. O hotel fica localizado bem perto do Parque das Águas.


 Chegou a hora de mostrar os quartos e seus móveis de época ! A Therezinha, pacientemente,  foi mostrando cada lugar, cada detalhe.
Um quarto com vista... E essa é para o jardim.


Penteadeira belíssima, em 3 folhas espelhadas. Requintes de outras épocas...
Mas os banheiros tem equipamentos atuais, e água com aquecimento central !



 Esse quarto fica na esquina, é grande e tem 2 janelas. E os vitrais coloridos dão cor ao ambiente.
Reparem na mesa de apoio.


 Mesinha de cabeceira com tampo de mármore de Carrara ! Um luxo.


 Cama Patente !!! Qualidade e resistência, além da beleza clássica. Assim são muitas camas do Hotel Bragança.
Vejam aqui a história das camas Patente:
 http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI250820-16802,00-EXPOSICAO+CAMA+PATENTE+DE+DEMOCRACIA+EM+FORMA+DE+MOVEL.html

Nos quartos existem esses belos cabides trabalhados.
O mais interessante é que um funcionário da portaria do hotel, percebendo meu interesse pelos móveis antigos, chamou-me para mostrar esse cabide que estava num dos quartos, e ficou elogiando a beleza e qualidade do mesmo ! Parabéns para esse funcionário que valoriza o lugar onde trabalha !!!

Outra penteadeira de 3 folhas espelhadas.


E uma escrivaninha, oferecendo conforto para os hóspedes.

As camas bonitas, os lençóis branquinhos e o cobertor tradicional.  Isso é bom demais !


Os armários são lindíssimos, mas não consegui fotos boas que mostrassem toda a sua beleza.

E também existe uma sapateira, onde os calçados podem ficar bem organizados ! Surpresas de um Hotel tradicional, que mantém o que existe de melhor do passado e oferece as comodidades do presente.

O Hotel Bragança também possui alguns apartamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais.
Telefone com discagem direta, TV colorida e frigobar.

A conversa foi esticando, esticando, esticando... Therezinha e Antonio nos contavam suas histórias com aquele jeito calmo das pessoas tranquilas.
 Aqui estão eles.  Ela ainda me emprestou um livro: "Caxambu: de Água Santa a Patrimônio Estadual",  de Maria de Lourdes Lemos, que conta a história dessa cidade imperial.

Um cheiro delicioso chegava da cozinha... Já era hora do almoço e nossos amigos nos convidaram para almoçar com eles.  Mas tínhamos que voltar para casa.
Deixamos Caxambu e o Hotel Bragança mergulhados nas histórias tão bonitas de um tempo passado.
Durante a curta viagem conversamos sobre esse mundo tão rico de tradições e beleza que podemos encontrar em cada curva do caminho.
Basta ter olhos para ver, ouvidos para ouvir, coração para sentir...

Caxambu, mais uma vez, me surpreendeu e proporcionou momentos mágicos onde, por algumas horas,  nos tornamos viajantes do tempo...

Hotel Bragança
R. Antonio Miguel Arnaut, 34 - Centro
Tel: (35)3341-3366  Tel./Fax 3341-3952
Site: http://www.hotelbraganca.com.br
Email: gerenciahotelbraganca@yahoo.com.br 

QUE MUNDO É ESSE ???

$
0
0

Mais uma Teia Ambiental, no segundo mês do ano, e os problemas mundo  afora continuam.
  Começamos 2013 com a notícia da terrível poluição que tomou conta da China em janeiro.
Até lembrei daquela imensa  tempestade de areia que cobriu uma grande área dos EUA nos anos 30.    Vocês lembram dessa postagem ? Foi assustadora... Revejam aqui: http://floradaserra.blogspot.com.br/search?q=tempestade+de+areia

Em 2011 Pequim foi invadida por uma dessas tempestades de areia e agora, em 2013, é a poluição que encobre a cidade.
E o que o "Homo Sapiens" faz nessa situação ?  Ou antes de se chegar nisso ? Dizem que se aprende sofrendo...

"Nos últimos dias, uma grande nuvem de poluição tomou o céu da China.
O índice de partículas no ar chegou a um nível sem precedentes.
O fato está gerando grande discussão sobre o modelo de desenvolvimento do país.
Até que ponto vale o crescimento econômico em detrimento da proteção ambiental ?
Alguns especialistas classificam a estrutura energética da China como irracional.
Cerca de 60% de toda energia produzida ainda vem do carvão."


 "A infraestrutura de energias limpas, como eólica e hidrelétrica, é muito pequena em comparação com a necessidade do país. Em relação a petróleo e gás, o gigante asiático é extremamente dependente da importação, o que dificulta em muito uma solução breve. Outro problema é a poluição gerada pelo excessivo número de carros nas principais cidades chinesas."


"Segundo estudo da Universidade de Pequim e da organização não-governamental Greenpeace, partículas microscópicas de poluentes no ar mataram cerca de 8,6 mil pessoas em 2012 e causaram US$ 1 bilhão em prejuízos econômicos em quatro cidades chinesas. 
 As taxas de câncer de pulmão em Pequim também cresceram até 60% na última década, de acordo com uma reportagem do estatal "China Daily" em 2011, apesar da reduzida incidência do tabagismo.

Nos últimos dias, uma névoa de poluição cobriu a maior parte da cidade, levando o governo a alertar a população para reduzir as atividades ao ar livre".


"Cidades no norte do país estão em batalha contra altos níveis de poluição.
Nesta semana, o governo chegou a pedir que os moradores ficassem em casa.
.Prefeitura interditou 103 empresas e 30% da frota de carros do governo.A medida tenta reduzir o ar contaminado que circula sobre a capital da China".


"A qualidade do ar nas grandes cidades poderia ser melhor se se prestasse mais atenção no número de arranha-céus, se mais árvores fossem plantadas à medida que crescem as áreas residenciais, e se o número de carros fosse mais estritamente controlado.
 Essas são lições que a China deveria aprender para o futuro de sua urbanização."



Será preciso chegar nesse ponto para entender que o modelo de desenvolvimento que o mundo está seguindo não é o ideal ?


RENATURALIZAÇÃO DOS RIOS - Voltando ao Natural

$
0
0
Em Março, mês da Água, meu assunto na Teia Ambiental fala da Renaturalização dos rios e córregos.
 "RENATURALIZAÇÃO" = Processo de trazer de volta a condição de rios mais natural e original possível. 
O Homem inventa, experimenta, modifica e, no final das contas, chega à conclusão que quem criou esse planeta lindo sabia muito bem o que estava fazendo !
Se um rio dá tantas voltas, faz tantas curvas, é para ser assim mesmo.


"Durante muito tempo, a estratégia da engenharia fluvial e hidráulica esteve orientada no sentido de retificar o leito dos rios e córregos, para que suas vazões fossem dirigidas para jusante pelo caminho mais curto e com a maior velocidade de escoamento possível. Os objetivos principais visavam ganhar novas terras para a agricultura, novas áreas para a urbanização e minimizar os efeitos locais das cheias."
http://www.pm.al.gov.br/intra/downloads/bc_meio_ambiente/meio_03.pdf


" A realização de obras com base naquela concepção teve conseqüências não satisfatórias: a variedade de biota*  foi reduzida de uma maneira alarmante e as cheias hoje causam prejuízos cada vez maiores".
Biota é o conjunto de seres vivos de um ecossistema, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros organismos.
http://www.pm.al.gov.br/intra/downloads/bc_meio_ambiente/meio_03.pdf

"Na maioria dos países da Europa, durante a primeira metade deste século,

muitos rios e córregos foram retificados com o objetivo de proteger zonas
urbanas, vias de transporte e terras agrícolas contra as enchentes que ocorriam
regularmente". 



. "A tecnologia adotada era a de transformar os rios em leitos com
perfil regular, muitas vezes com margens revestidas. As considerações
ambientais não mereceram prioridade. Essas obras fluviais tinham impactos
negativos, especialmente em relação a biota dos rios e das baixadas"


" Verificou-se forte pressão para a ocupação e a utilização de áreas sujeitas a inundações. Novas estradas, estações de tratamento de esgotos e a urbanização reduziram o leito maior dos rios e diminuíram as áreas de retenção de enchentes.
http://www.pm.al.gov.br/intra/downloads/bc_meio_ambiente/meio_03.pdf



 " Baixadas com córregos retificados e canalizados favoreceram a atividade agrícola intensiva. Entretanto, a redução do comprimento do curso do rio e a uniformização da seção de vazão aumentam a velocidade da corrente e conseqüentemente a erosão e o assoreamento à jusante, exigindo obras de vulto para manter o leito do rio retificado"
http://www.pm.al.gov.br/intra/downloads/bc_meio_ambiente/meio_03.pdf
.

" Em épocas de enchentes extremas, são freqüentes os prejuízos materiais e, às vezes, humanos. A ruptura da interação natural entre rio e baixada ocasiona o empobrecimento dos ecossistemas com perda da diversidade biótica".
http://www.pm.al.gov.br/intra/downloads/bc_meio_ambiente/meio_03.pdf


"Depois de lutar muitos anos tentando domar os rios e as águas, nas cidades, o homem urbano se vê diante de uma nova tendência: renaturalizar. Deixar os rios voltarem aos seus cursos naturais, com os seus meandros e devolver a eles as suas várzeas, para a ocupação na época das cheias.
O ser urbano tem que ficar preparado contra a "vingança das águas". Seja a cada 25, 50, 100 ou 200 anos ela virá, causando devastação."
http://vicosacidadeaberta.blogspot.com.br/2009/07/renaturalizacao.html


"A reação ambientalista tem tido um papel importante para de contrapor à pretensa racionalidade que tem como um dos paradigmas máximos a reta como o caminho mais curto. Tem sido para o desastre. 
A nova racionalidade não é a preservação absoluta ou um romântico retorno à natureza. 
A nova racionalidade está numa composição adequada entre o homem e a natureza." 
http://vicosacidadeaberta.blogspot.com.br/2009/07/renaturalizacao.html


Article 6

$
0
0


Mais uma postagem que veio do meu blog São Lourenço - Caminho das Águas.


sexta-feira, 10 de outubro de 2008

SOBRADOS - retratos de uma época

Antes do "progresso" chegar o Homem era mais prático facilitando sua forma de viver. Construia a residência na parte de cima, e seu comércio em baixo, ficando dessa forma perto de casa, junto da família, que muitas vezes trabalhava com ele na loja.
 Em São Lourenço ainda existem  encantadores sobrados que podem servir de exemplo para tempos futuros...



O branco da foto já abrigou também a Prefeitura da cidade. Algumas reformas foram feitas, mas mantém a aparência original, acrescida de interessantes jardineiras nas portas da loja.


Já pensaram que maravilha ficaria S.L. se todas as lojas tivessem jardineiras floridas na calçada ?



Este pequenininho mantém as janelas bonitas, e graciosos detalhes em cor contrastante.

Saudosa Casa Diamante...

Seu imponente sobrado de esquina, em "pó-de-pedra", como se dizia nos tempos idos, ainda mantém o belo nome na fachada, e na calçada. Pena que mudaram a cor da extremidade esquerda, na foto...





Outro belo sobrado, de esquina, que conserva as janelas antigas. Na calçada ainda se lê "Armazém Lage".

Construções tão bonitas, mas que não são valorizadas pela maioria das pessoas que por elas passam sem observá-las.
Eu gostaria de saber um pouco mais sobre elas...

Sobrado bem no estilo anos 60, onde embaixo está uma tradicional loja de material de construção. 

 Esse sobrado já tem outra história:  ele é bem grande, pegando uma esquina e, em tempos muito antigos foi um grande cinema.  Hoje, o espaço do cinema foi ocupado por muitas lojas, inclusive um supermercado e uma gráfica, além das lojas menores.
Pena que, ao longo dos anos, a fachada perdeu alguns detalhes bonitos, como luminárias.

 Sobrado simpático, onde no térreo está um bar muito conhecido e frequentado por turistas e moradores.

 Lindo sobrado, em rua ingrime, onde existe a residência em cima e  lojas no térreo.
 Outro sobrado sãolourenciano, 


 Sobrado em rua de comércio intenso.  


Adoro esse mini sobrado !

E termino com essa beleza de construção antiga !

No Rio de Janeiro, há uns bons anos atrás, foi feito um excelente trabalho de conscientização e valorização desses sobrados existentes no centro da cidade.
 Foi criado um "Corredor Cultural" por essa área e visitas guiadas foram organizadas por um historiador que mostrava detalhes invisíveis para os comuns mortais apressados.
Os lojistas fora convencidos a retirarem os enormes e modernos cartazes de suas lojas, deixando à mostra a beleza das construções.
 Um bom programa de domingo era passear por essas ruas admirando o trabalho minucioso e delicado de uma época tão romântica.

QUARESMEIRA - A RAINHA DO OUTONO.

$
0
0
Nessa época do ano não tem jeito de não falar e não  mostrar a árvore sensação da estação: a Quaresmeira!!!
Entra ano, sai ano e aqui estou eu falando dessa maravilhosa florada que me encanta e emociona sempre.

Essa foto eu já usei várias vezes, e até encontrei-a em outros sites ou blogs !
 Fotografei essa beleza de Quaresmeira em 2008, na rua em que minha filha morava.  Hoje a árvore  já não está tão bonita, pois cresceu e perdeu um pouco da beleza compacta de época.



"O gênero Tibouchina (Família Melastomataceae) está distribuído principalmente em regiões tropicais e subtropicais da América e inclui aproximadamente 350 espécies, sendo 129 nativas do Brasil."


 Aqui onde eu moro a montanha está cheia de Quaresmeiras nativas que, a cada ano, vão espalhando mais e mais suas flores roxas pelo verde da mata.



A mais comum nas cidades brasileiras é a Tibouchina granulosa. Tem entre 8 e 12 metros de altura e é muito vistosa pela abundância de suas flores, que podem ser roxas ou rosas." 


Pena que eu não seja uma fotógrafa profissional nem tenha uma câmera boa o suficiente para captar a beleza dessas maravilhosas Quaresmeiras...

"A Quaresmeira ocorre naturalmente na Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sobretudo na floresta pluvial da encosta atlântica." 


No meu bairro semi rural é assim: o córrego desliza suavemente entre o campo verdinho e as Quaresmeiras estão lá no fundo colorindo a paisagem.  Bonito de se ver...



Coisas do Cafundó: trilha, cerca, muito verde e as Quaresmeiras no morro.
 Reparei que nesse ano existem mais Quaresmeiras pela cidade.  Olhando para as montanhas localizei muitas, em muitos bairros elas estão presentes, e em algumas ruas da cidade também.
Mais do que justo pois elas são a Árvore Símbolo de S. Lourenço !!!


 Aqui no sítio estou cercada delas !  É só espiar pela janela para ver.


" A Quaresmeira  é muito usada em projetos de paisagismo. Suas flores geralmente desabrocham duas vezes ao ano, entre junho e agosto, e de dezembro a março, nesse último período com mais intensidade."

PS: o texto entre " " veio daqui:

Viewing all 110 articles
Browse latest View live