Quantcast
Channel: FLORA DA SERRA - Raízes da Mantiqueira
Viewing all 110 articles
Browse latest View live

DOM VIÇOSO - CIDADE PRESÉPIO

$
0
0
 Paisagem deslumbrante de montanhas que chegam pertinho da cidade, assim é Dom Viçoso, a pequenina cidade do Sul de Minas. 
Fazia muito tempo que eu não ia até lá, e resolvi (re)conhecer essa cidade vizinha, distante apenas uns 20 km de São Lourenço.

 Ao longo da estrada, a paisagem é deslumbrante, confirmando que o Planeta Terra é um paraíso de beleza e paz.  
Ao longe avistamos a "cidade-presépio", pequenina e bela, com a igreja no seu ponto alto.
 
 A Igreja Matriz de N. Senhora do Rosário, construção não muito antiga, é bem cuidada,  e conversei com a moça que estava lavando o chão e que, simpaticamente interrompeu seu trabalho para dar conversa à turista perguntadeira.

 Fui à cata de ladrilhos antigos, mas somente deixaram uns poucos de lembrança, no cantinho da Igreja, que tem o piso moderno.
Curiosamente, as imagens dos santos são retirados durante o período da Quaresma. Eu estava acostumada com as imagens cobertas com tecido roxo... É gostoso conhecer os hábitos das cidades.

 A praça (Altamiro Coli) tradição nas pequenas cidades, desce suavemente do alto da Matriz  e é de uma beleza delicada, e muito bem cuidada.

 Flores brancas, enrodilhadas nas pilastras bonitas, logo me encantaram !

 O Coreto não podia faltar e nele, em ocasiões especiais,  são feitas apresentações da Corporação Musical  Maestro Zacarias. Tudo muito limpo e caprichado.

 Dom Viçoso faz parte da Estrada Real, e aqui está o mapa para comprovar !


 Muito bonitos os postes, que relembram os modelos antigos que eu tanto gosto.

 Cenário europeu, num cantinho de Minas Gerais... A beleza das montanhas que envolvem a cidade faz dela um lugar que poderia facilmente atrair turistas interessados - como eu - em apreciar essas paisagens encantadoras.

 De qualquer lugar que se olhe, lá estão as incríveis montanhas enfeitando o ambiente !




 O prédio da Prefeitura é moderno e, como tudo por aqui, bem cuidado. 
Fui procurar o prefeito, para dizer-lhe como admiro sua cidade, mas ele estava em reunião.  Então, conversei com a secretária e o Chefe de Gabinete, que me atenderam gentilmente.

 Continuando a Praça da Matriz, fizeram um "calçadão" no meio de duas ruas.  Também bem arrumado, ele está com as árvores plantadas ainda crescendo. E tem um recanto para exercícios.

 Com uma vista dessas, Dom Viçoso possui um enorme potencial turístico !

 Na esquina da Praça, ao lado da Matriz, esse casarão antigo tem uma loja no térreo, e lá fui eu espiar...
 
 Conversando com o proprietário, fiquei sabendo que a loja existe há  60 anos !
Quinquilharias interessantes, peças de campo, objetos com mais de 100 anos de idade.
Conversa vai, conversa vem - e ele  muito simpático - me informou onde mora o artesão que me disseram viver lá.

 Alvino Ribeiro trabalha com madeira e cia, há uns 10 anos e vende seus produtos na própria oficina onde existe uma grande variedade de peças.  Comprei umas bem bonitinhas...

 Eu fui em busca daquelas lojas antigas, aqueles armazéns, quitandas, lojas de ferragens, de tecidos, e farmácias, que tristemente acredito não existirem mais...
Então, procurei a padaria, e lá encontrei (comprei e comi), o "biscoitão" tão tradicional aqui em Minas.
 
 Chamou-me a atenção esse detalhe dos triângulos no alto da porta antiga..

 E o Cemitério, que vi de longe, é um lugar de paz e serenidade, repousando nas verdes colinas de Dom Viçoso...

Em 2 horas e 20 minutos passeamos pela cidade, despertando a curiosidade dos moradores que não deviam estar entendendo  por que aquele casal estranho andava por suas terras fotografando e perguntando...

Gostei bastante dessa manhã diferente.
  E fiquei imaginando como essa cidade-presépio poderia - sem perder sua paz e serenidade - transformar-se num excelente atrativo turístico, onde pousadas pequenas e charmosas estariam ao lado de também pequenos e encantadores restaurantes, casas de chá, ou de café... Onde o artesanato, que deve existir escondido em algum cantinho rural, poderia despertar o interesse dos visitantes...
Porque beleza natural Dom Viçoso tem de sobra !
Só faltam alguns retoques...

Para quem gosta de pesquisar a História e as Tradições que ainda resistem ao tempo e ao "progresso", eu recomendo fazer uma visita  a Dom Viçoso.

Para maiores informações:
http://www.domvicoso.mg.gov.br/
 https://www.facebook.com/DomVicosoMg
 http://www.cidadesdomeubrasil.com.br/MG/dom_vicoso
 http://www.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/brasil-arquitetura_/casa-dom-vicoso/178
 http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/projetos/simples-e-moderna-casa-em-mg-tem-ar-caipira-dado-por-fogao-a-lenha.htm





OH, SOL, TU QUE ÉS O REI DOS ASTROS !

$
0
0
O Sol, o astro rei, deus dos céus, é o responsável pela vida na terra.  Sempre acreditamos nisso ! Agora estamos aprendendo como melhor utilizar essa imensa e inesgotável fonte de luz e calor.  E a Alemanha é o país que mais utiliza essas dádivas do nosso Sol.

Com tetos solares, bairro alemão já produz quatro vezes mais energia do que consome
 "Alguém ainda tem dúvida de que esse é o caminho?
Limpa, segura e abundante, a energia solar está, sem dúvida, entre os mais sustentáveis e melhores meios para obter energia elétrica. Uma grande prova disso é o vilarejo alemão conhecido como Schlierberg, que nos mostra que os alemães realmente entendem e levam a sério o tema.

As 59 residências que compõem o bairro de aproximadamente 11.000 m² (há ainda um edifício comercial, chamado de Sun Ship – Navio Solar) são feitas de madeira. Praticam o reuso de água de chuva, usam materiais ecológicos, isolamento térmico a vácuo e um ambiente livre de carros, pois todos ficam em um estacionamento no Sun Ship, também fazem parte do escopo e dão um show de respeito às pessoas e à natureza.
Extremamente bem projetada, a vila “usa e abusa” de telhados feitos complacas fotovoltaicas, que como resultado geram cerca 4 vezes mais energia elétrica do que o necessário para consumo próprio".

(Foto - Crédito Diomedia)
Exemplos de utilização da energia solar
 "- Alimentação de residências
O fornecimento da energia solar é feito por meio de um painel solar, devidamente instalado sobre o telhado da residência, cuja energia produzida é armazenada em um banco de baterias, instalado em um abrigo apropriado, locado em um dos lados da casa;

- Bombeamento de água
O bombeamento de água em pequenas vazões, prática comum no meio rural, visando abastecer residências individuais, pequenas comunidades rurais, pequenos projetos de irrigação, instalações para animais, entre outros, pode ser feito com a utilização da energia fotovoltaica".

" - Dessalinização
Para purificar a água salobra, imprópria para o consumo, algumas indústrias vêm utilizando dessalinizadores alimentados por energia solar. Eles podem funcionar durante 24 horas, purificando aproximadamente 1.500 litros de água

- Iluminação
A energia solar permite obter iluminação adequada, tanto nas áreas internas como externamente."


"Além dos exemplos acima, há inúmeras possibilidades de se utilizar a energia solar. Atualmente, é possível encontrar equipamentos, de fabricação nacional, exclusivamente produzidos para serem alimentados por essa energia. Um exemplo, são os equipamentos para refrigeração que, hoje em dia, já são encontrados com opções de modelos e capacidades."

Leia mais: http://www.cpt.com.br/cursos-energiaalternativa/artigos/as-vantagens-da-energia-solar-e-sua-utilizacao#ixzz42GSM48YD

"O professor David Wilson, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), desenvolveu uma churrasqueira sem a necessidade de carvão. Para aquecer e cozinhar os alimentos, o aparelho utiliza energia solar, podendo atingir 450 graus Celsius. A responsável pelo funcionamento é uma bateria à base de nitrato de lítio, que rende cerca de 25 horas a cada recarga. "

Apesar dos problemas corriqueiros e dos pessimistas de plantão,  o Sol  brilha para todos !
 "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena" (Fernando Pessoa)


 http://razoesparaacreditar.com/sustentabilidade/com-tetos-solares-bairro-alemao-ja-produz-quatro-vezes-mais-energia-do-que-consome/
http://engenhariamaisfacil.blogspot.com.br/2013/04/energia-fotovoltaica.html

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2013/novembro/rio-de-janeiro-registra-primeira-casa-a-instalar 

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI316689-17180,00-
 CHURRASQUEIRA+MOVIDA+A+ENERGIA+SOLAR+E+DESENVOLVIDA+POR+PROFESSOR+DE+TECNOL.html

PARA ADOÇAR A VIDA...

$
0
0
 Mulher gosta de trocar receitas, não é verdade ? Por mais que saibamos, tem sempre alguma coisa nova, alguma coisa doce, alguma coisa diferente que nos encanta e surpreende...

 Após muitos anos preparando os quitutes para os Seminários de Numerologia, acabei formando vários cardápios que vou repetindo, modificando, de acordo com o tema que escolho.
Esse Bolo de Farinha de Rosca é muito apreciado e fácil de fazer. É igual ao famoso Bolo de Cenoura, com algumas mudanças nos ingredientes. Olhem a receita:

BOLO ROSCA
3 xícaras de farinha de rosca
1 xícara de açúcar
1 colher (chá) de bicarbonato
6 bananas
3 ovos
3 colheres (sopa) de manteiga

Misture os secos =Dicas:
- Sempre tenho farinha de rosca no freezer da geladeira.  Guardo pão e, ainda congelado, passo no ralador.  Ou bato no liquidificador para fazer a farinha. 
- Tenho usado bicarbonato, mas pode ser 1 colher (sopa) de fermento em pó.
-Pode usar açúcar mascavo, no lugar do cristal (só uso o cristal, aqui em casa).

Bata os úmidos no liquidificador:  a banana cortada em rodelas, os ovos, e a manteiga.

Misture os secos com o creme dos úmidos. Se ficar muito seco, ponha um pouco de água ou leite=Dica: eu ponho água fervendo no copo do liquidificador e sacudo,  para limpar o restinho do creme que ficou grudado nas paredes.  Essa água eu adiciono a massa.
Unte forma com manteiga e polvilhe com farinha de rosca. Coloque a massa e, por cima, polvilhe açúcar com canela.
Assa em, mais ou menos, 20 minutos.



Knafeh    -   Doce de Aletria 


  • 150 g de manteiga
  • 1 pacote de macarrão (500 g) aletria quebradinho com as mãos
  • 500 g de ricota amassada com garfo
  • 1 xícara (chá) de nozes quebradas
  •  
  • Calda:
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) água
  • 2 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira (opcional, mas fica muito bom!)
modo de preparo
Numa frigideira , em fogo médio, derreta manteiga e frite macarrão aletria  até dourar. 
Dica = Frite aos poucos.  Mexa com cuidado, pois voa pedacinhos de aletria para todos os lados !!!  Reserve.
Misture a  ricota com as  nozes  Reserve.
Coloque metade do macarrão frito num refratário (32 cm X 25 cm X 4,5 cm) de forma que ocupe todo o fundo, em seguida despeje a mistura de ricota e cubra com a outra metade do macarrã.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos.
Enquanto isso, numa panela prepare uma calda com o açúcar e a água. Leve em fogo médio até ponto de bala (10 a 15 minutos).

Retire o doce do forno e despeje sobre ele a calda, ainda quente.
Espere esfriar e corte em pedaços do tamanho desejado. Não leve à geladeira.

É uma delícia !

O outro doce da foto é o famoso e querido arroz doce.
 

 



UNINDO O ÚTIL AO AGRADÁVEL !

$
0
0
 É possível sim, preservar a Natureza, a História, as Tradições e criar lugares prósperos, modernos e que tragam recur$os interessantes !

 Em Tiradentes, a bela cidade histórica de Minas Gerais, encontrei um excelente exemplo de unir o útil ao agradável.
Um casarão do século XIX transformado em loja, e  possuindo um grande e belo jardim, sempre chamou minha atenção.

 Para minha surpresa, esse enorme e arborizado jardim foi transformado num charmoso bistrô !

 Recantos agradáveis, e a deslumbrante vista da Serra de São José fazem parte do "pacote", para quem por lá passar e ficar.

 Flores, e um perfume especial que não consegui identificar de qual árvore seria.

 Da calçada, degraus de pedra descem até  ao aprazível espaço onde várias pessoas usufruíam da paz e da beleza do lugar.

 Tudo muito cuidado, caprichado.

 Muitas plantas e um laguinho criando um ambiente mágico. E o almoço é servido nesse jardim !

 A cozinha funcionando ! E o chef e proprietário trabalhando.

 Na beleza de Tiradentes, mais um lugar para passar momentos únicos.

 Rua Direita, 224.
Cada vez que o Homem preserva e cria jardins, a esperança de um mundo melhor e mais saudável aumenta !

PORQUE EU SEMPRE FALO DE FLORES...

$
0
0
 Para minha alegria tenho visto vários movimentos, mundo afora, direcionados para a criação de hortas comunitárias, ocupação de terrenos baldios com plantas, concursos de jardins, etc, etc, etc.

Em Portugal existe o Projeto Florir Portugal:
http://www.portaldojardim.com/pdj/2015/06/01/vamos-aderir-ao-desafio-da-eva-dream-fazer-do-sonho-a-realidade-e-florir-portugal/
E eu já falei sobre esse assunto aqui:
http://floradaserra.blogspot.com.br/2015/11/cidades-mais-floridas-com-muito-amor-e.html

 Agora descobri que a cidade de Águas da Prata também aderiu à ideia !
Vejam aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=ssg25mKK8Pc

A foto é de um Quiosque na Noruega.

 Na França também:
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Concurso_das_cidades_e_aldeias_floridas

Sensibilizar as pessoas para a beleza das flores é tornar as cidades mais agradáveis, belas e felizes.

Foto: Café na Alemanha.


 Outro exemplo:
http://www.cm-funchal.pt/ambiente/index.php?option=com_content&view=article&id=570&Itemid=336&menu=municipio

Não é preciso criar jardins magníficos e caros ! Pequenos detalhes  alegram os ambientes, tornando as ruas mais agradáveis.

Foto: Vietnã.

Se os governantes não fazem, a população pode fazer ! 
De tão íngrime, o trecho da Lombard Street, entre a Leavenworth St e a Hyde St, ganhou oito curvas para que os carros pudessem descer sem derrapar. O projeto data de 1922 e foi idealizado por um dos moradores da vizinhança. De tão estranha, ficou famosa entre os turistas. Hoje a Lombard Street sustenta o título de mais sinuosa rua do mundo.
A pista é de mão única, toda em tijolos vermelhos e rodeada por belos jardins. O passeio é divertido, porém não adianta acelerar: a velocidade máxima permitida é de 8km/h.
Foto: rua incrível em São Francisco !

Alguns vasos com flores e a fachada da loja fica mais bonita e atraente !
Foto: Paris.

Gramado já ganhou o título da cidade mais florida do Rio Grande do Sul.  Acho que deve ser do Brasil também !  Cada canto de rua, é enfeitado com flores. 
Foto: Gramado.

Descobri essa belezinha de cidade, onde as ruas tem nomes de flores e onde existem jardins floridos.
Foto: Corbelia, no Paraná.

 Foto: Rua Wenceslau Braz, em São Lourenço, com a florada da Escumilha Africana.

Foto: Rua Santos Dumont, em São Lourenço, com a florada da Espirradeira.

Flores emocionam, fazem a vida ficar mais leve e bonita.  
Tão bom seria se todas as cidades seguissem o exemplo das que, partindo na frente, estão transformando o mundo num jardim...
Eu ainda acredito em milagres !


SOPA DE PEDRINHAS - Comida dos deuses !

$
0
0
 Numa encantadora loja-casinha colorida, pertinho da Igreja Matriz de São Lourenço, está o Sopa de Pedrinhas (adoro esse nome...), um lugar onde é feita uma comida digna dos deuses !

 Tudo é bonito e caprichado no Sopa! Jarrinhas charmosas, detalhes coloridos.
 

 Almocei hoje lá e me deliciei com essa salada colorida e saborosa ! O pratinho é de uma delicadeza azul incrível...

 Bistrô  charmoso, onde a cozinha é aberta e podemos acompanhar a feitura dos pratos.

 Lindas toalhas floridas. Não poderia ser de outra maneira...

 E o fundo musical é de primeira !

 Caldinho de ervilha e o prato colorido e saboroso.  Bom demais !

 É fácil encontrar o Sopa de Pedrinhas: é só procurar a casinha rosada na Rua Coronel Ferraz, transversal da Av. Pedro II - a rua da igreja!

 Não é preciso ser grande, para ter sucesso ! O Sopa tem clientes fieis.

 Detalhes.

 Viver é como cozinhar...

 Cada mesa tem uma toalha diferente.  E as almofadinhas coloridas. E as jarrinhas bonitas.

 Luminária bonita é mais um detalhe encantador.

 O cardápio é colocado  todos os dias, no quadro negro.

 Visual lindo, encantado...

 Até a placa é colorida !

E a responsável por essa graça de lugar, onde a comida é feita com amor e criatividade é a Cecilia, uma chef italiana que veio parar em São Lourenço.  Para nossa alegria e prazer !

TUDO VALE A PENA, QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA...

$
0
0

 VOLUNTÁRIA PLANTA MILHARES DE FLORES EM PORTUGAL !
 Mais uma vez, Portugal vem nos trazer exemplos  maravilhosos de amor às flores e jardins, incentivando-nos a seguir seu comportamento ecológico e belo ! 

Quem vem e atravessa o Cruzamento do Almograve, junto à estrada nacional, vê um lindo jardim, quase quase natural. São flores de todas as cores plantadas e cuidadas, todos os dias, há dez anos, por Angelina Maria Alves, uma voluntária de 70 anos que embeleza o passeio desta localidade só pelo prazer de a ver bonita. “As flores são a minha paixão e também a minha terapia”, diz a jardineira, também ela uma flor - ou que outro nome podemos dar a uma natural de Flor do Brejo?


A beleza deste jardim é deslumbrante ! São flores multicoloridas, agrupadas de maneira harmônica, seguindo o gosto da jardineira.
 "Aqui temos hortenses, ali estrelas-do-meio-dia, acolá malmequeres, choras, goivos, brincos-de-raínha, e outras que nem me lembra já o nome.  Há que tirar as ervas daninhas, mondar e regar para ficar tudo bonito, se eu não fizesse, isto ficava tudo estragado", explica.


Os passeios são públicos, da responsabilidade da junta de freguesia de Longueira / Almograve. Glória Pacheco, presidente desta junta, explica que Angelina trabalhou para a junta ao abrigo de um antigo programa de combate ao desemprego do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). “Quando se reformou quis continuar a tratar do jardim e o presidente de então disse que sim”, conta. Assim sendo há agora uma “troca de favores”. “Quando a senhora precisa de transporte para o médico, compras ou qualquer outra situação, a junta fornece, é o mínimo que podemos fazer e é pouco porque não há ninguém com tanto brio profissional como esta senhora, devia de haver mais Angelinas neste mundo”, defende.

Angelina confirma: “A junta está sempre pronta a ajudar-me e ao nosso jardim, olhe aqui a rega de aspersão foram eles que meteram e dão-me muito material de rega e aguinha que as florinhas têm sempre sede e o Sol castiga-as”, recorda.


Nas ruas, a relação com o campo e natureza é evidente nas placas que as identificam. Neste pequeno losango com pouco mais de meia dúzia de arruamentos há uma Rua das Rosas, outra das Flores, uma Travessa das Árvores e uma Travessa do Jardim.
 “Trabalho sem horários, que as flores também não têm horários, chego a levantar-me às seis da manhã e só paro para almoçar e jantar”, explica. Chegam a ser 11, 12 horas a trabalhar. Sozinha, como Angelina gosta. “Trabalhei sempre no campo, agora trabalho sozinha e tenho a presunção de fazer tudo sozinha e bem feito, mesmo quando vêm instalar uma rega ou dar outra ajuda tem que ser feito à minha maneira e têm de respeitar a minha opinião porque eu é que sei fazer, eu que sei o preceito das coisas”, diz determinada de tesoura de poda na mão calejada e queimada do Sol, com chapéu de palha e lacinho na cabeça e vestida a rigor com bata e sapatos confortáveis.

A presidente da junta preocupa-se: “não gosto que ela ande à chuva, pode constipar-se e ande a regar na rotunda, porque há muito trânsito”. Angelina encolhe os ombros: “dizem para não me esforçar tanto, mas se não for eu quem cuida das flores? Evito, mas se tiver de ser, mesmo à chuva, calço as botas de borracha, visto o impermeável e lá vou eu”, diz com ar de traquina. Quanto ao cruzamento fica chateada quando os camionistas passam por cima da mangueira. “O presidente da câmara de Aljezur já parou o carro várias vezes e diz na brincadeira que qualquer dia me contrata para ir lá tratar dos jardins”, conta divertida.

 E ri quando lhe perguntamos se não tem medo das más línguas: “o quê, por causa dos ditos de antigamente, que quem pára nos cruzamentos são as bruxas? Cá para o meu lado não há nada disso, aqui não há nenhum bruxedo, só muito trabalho”.

E o futuro do jardim? “Um dia destes, se sentir que já não posso, paro. Até lá...”

Confesso que até fiquei humilhada, vendo uma pessoa da minha idade fazendo um trabalho que acho não ser capaz de fazer...
Vida longa, saudável e feliz para a Angelina, esse anjo das flores, abençoada certamente pela Flora, deusa das flores e dos jardins!

por Ricardo Vilhena (não usa AO)
 

COMO DIZIA MEU PAI: "A ECONOMIA É A BASE DA PORCARIA"!!!

$
0
0
Mais uma luz se apagou...A luz mais próxima da luz natural, do sol.
Por uns míseros trocados e por milhões arrecadados, trocamos a luz natural pela artificial, nesse mundo em que a artificialidade domina e a sabedoria se extingue...
Em nome de "um grande benefício para a Natureza" (hipócritas vendilhões do templo...), o Homem inunda a sua vida de luz fria.  Fria e adormecida como seu poder de pensar...
Foi um bálsamo para mim ler esse texto do Dr. Alexandre Feldman ! Compartilho com vocês, amigos.

"Você trocou as lâmpadas incandescentes de sua casa ou escritório por lâmpadas fluorescentes? Está contente com a economia de energia elétrica trazida pela lâmpada fluorescente? Pois saiba: enquanto a luz fluorescente diminui sua conta de luz, ela aumenta sua despesa com saúde (ou melhor, doenças), especialmente se você sofre de enxaqueca.

– Mas por que?– você pode se perguntar – Como pode uma luz ser diferente da outra? Não é tudo “luz”? Que importa se a luz é incandescente ou luz fluorescente? O motivo reside numa diferença fundamental entre luz incandescente e luz fluorescente.

O Que É Luz Incandescente

Luz incandescente é a luz resultante do calor. Quando um objeto esquenta além de um certo limite, ele incandesce, ou seja, começa a emitir luz. Esta é a luz predominante da natureza: o Sol, o fogo resultante da queima da madeira, óleo e velas, são as formas mais comuns de luz natural. O ser humano, ao longo de toda a evolução, se adaptou e prosperou com a luz do Sol. Graças a essa luz existe o dia, e nossos olhos enxergam maravilhosamente bem os objetos iluminados pelas várias nuances da luz incandescente do Sol nascente até o poente.
A luz da lua, à noite, não é incandescente, mas é resultado do reflexo da luz incandescente do Sol iluminando nosso satélite. Mais uma vez, é a luz incandescente em ação.
Segundo indícios arqueológicos, há quase meio milhão de anos os ancestrais do Homo sapiens já possuíam controle sobre o fogo, o que propiciou muitas vantagens, uma delas a luz. A luz do fogo também é de natureza incandescente, assim como o Sol. Com o advento da civilização, aumentou o uso de objetos emissores de luz incandescente, como tochas, velas e lâmpadas a óleo.
Por volta de 1880, a lâmpada de tungstênio foi inventada por Thomas Edison, e passou a iluminar a civilização.

O Que É Luz Fluorescente

O termo luz fluorescente se refere à luz emitida por lampadas fluorecentes. Lâmpadas fluorescentes são tubos de vidro com pequenos eletrodos nas duas extremidades, que enviam correntes elétricas (elétrons) que “viajam” através dos gases (argônio + mercúrio) que preenchem o interior do tubo. Conforme os elétrons percorrem o tubo, eles colidem com os átomos de mercúrio ali presentes, e essa colisão resulta na emissão de luz ultravioleta (invisível), cujos raios atingem um pó de material fosforescente que recobre, por dentro, o vidro da lâmpada, e que brilha com luz visível quando em contato com a luz ultravioleta. Essa luz atravessa o vidro e é quem ilumina o ambiente ao redor da lâmpada. A cor da luz pode ser modificada de acordo com a composição química do pó fosforescente.
As lâmpadas fluorescentes foram introduzidas no mercado em 1934, mas ganharam uso cada vez mais disseminado a partir da década de 1970.

 Qual o Problema da Luz Fluorescente?

Ao contrário da luz incandescente que brilha continuamente, a luz fluorescente acende e apaga dezenas de vezes por segundo. O motivo é que a emissão de elétrons através do interior da lâmpada fluorescente é interrompido e reiniciado duas vezes a cada pulso de corrente alternada emitida pela rede elétrica. A frequência dessa alternância, no Brasil, é de 60 ciclos por segundo, o que significa que a luz da lâmpada fluorescente acende e apaga 120 vezes por segundo. Na Europa são 100 vezes.
O olho humano não é capaz de enxergar essa alternância tão rápida de acende-apaga, e a impressão que se tem é de iluminação contínua. Mas o fato de não enxergarmos não quer dizer que nosso sistema nervoso não capta. Essa tremulação da luz  fluorescente é percebida pelo nosso subconsciente e provoca um estado de estimulação do sistema nervoso.

 Quem sofre de enxaqueca já sofre, por definição, de um estado de hiperatividade do sistema nervoso. E isso não combina com qualquer coisa que o hiperestimule. O cérebro de quem tem enxaqueca é sensível a este e vários outros estimulantes (inclusive na alimentação), que se ocorrerem em conjunto, predispõem ainda mais à enxaqueca.E esses estimulantes não faltam: dormir tarde, luz à noite (mesmo que seja incandescente – e ainda mais a fluorescente), televisão, computador, cafeína, nicotina, chá mate, chá verde, chimarrão, refrigerantes, cafeína, adoçantes artificiais, glutamato monossódico, pílulas anticoncepcionais, agrotóxicos nos alimentos (que imitam o estrogênio, um hormônio estimulante).


Quer Ter Menos Enxaqueca? Use Lâmpadas Incandescentes

“A qualidade da luz incandescente ainda é a melhor, apesar de ter um maior consumo de energia, esquentar muito e durar pouco”.

Além de mais caras e de emitirem uma iluminação de qualidade inferior que as lâmpadas incandescentes, as lâmpadas fluorescentes sempre emitem luz tremeluzente (ainda que imperceptível a olho nu) e são tóxicas para o meio ambiente porque contêm mercúrio – cerca de 4 miligramas por lâmpada.
A melhor solução é voltar a usar a lâmpada incandescente, que dá o mesmo brilho com o qual nosso corpo está acostumado desde tempos imemoriais.

Mas as Lâmpadas Incandescentes Estão Saindo do Mercado !

Seguindo uma tendência mundial de economia de energia, as lâmpadas incandescentes deixarão para sempre o mercado brasileiro a partir do ano 2016.
Na minha opinião, o que se economiza de energia com lâmpadas fluorescentes nas casas e escritórios, pode se gastar com doenças advindas da hiperestimulação do sistema nervoso pela luz tremeluzente e de brilho não natural das lâmpadas fluorescentes. Mas minha opinião é voto vencido neste caso.
Se você, assim como eu, gosta e quer continuar se beneficiando da agradável luminosidade das lâmpadas incandescentes na sua casa por muitos anos – ainda que em um ou outro abajur, ou quem sabe um único quarto na casa – faça como eu: comece a estocar lâmpadas incandescentes. Um bom estoque pode durar a vida inteira, pois lâmpadas não queimam tão fácil, se a instalação elétrica for boa.
Para quem ler este artigo depois de 2016, a melhor solução é continuar evitando as lâmpadas fluorescentes e usar lâmpadas de LED em corrente contínua (se for corrente alternada, o LED também vai acender e apagar de acordo com a frequência da corrente da rede elétrica) . Falarei sobre o LED em outro artigo, ou poderei atualizar este mesmo artigo no futuro para incluir uma explicação para as lâmpadas de LED."




Dr. Alexandre Feldman (CRM-SP 59046), clínico-geral, fundador e diretor médico responsável. Gestão de hábitos e estilo de vida aliada aos tratamentos menos agressivos possíveis!

 Leia Mais:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,compare-as-vantagens-das-lampadas-de-led,1577724
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter
Leia Mais:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,compare-as-vantagens-das-lampadas-de-led,1577724
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter

CAMPANHA - Uma cidade apaixonante!

$
0
0
  Para quem gosta de História, beleza e tranquilidade, Campanha é um excelente lugar para passear !
Essa pequenina cidade, a mais antiga  do Sul de Minas, é realmente um encanto e foi uma agradável surpresa revê-la após tantos anos!
Campanha, antigamente Campanha da Princesa da Beira, foi criada como freguesia por carta régia de 1752 e  recebeu status de cidade em 1840, mudando a denominação para Campanha.


 Seu turismo religioso é muito forte, aqui se encontra uma das maiores catedrais do país.
 A majestosa e enorme Catedral de Santo Antonio domina a Praça Dom Ferrão, no coração da cidade.


 A Diocese da Campanha foi criada pelo papa São Pio X, a oito de setembro de 1907.
A beleza do  interior da Catedral.
 
 Capela de São Miguel, nos fundos de uma rua sem saída. Encantadora!
Um senhor que mora ao lado abriu a porta para visitarmos a pequenina construção de 1780 ! Gentilezas do interior mineiro...

 Igreja N. S. das Dores, de 1799, em estilo colonial, feita em pedra, e o interior em estilo rococó.
Quando a visitei estava fechada para visitação, pois parece que teriam uma reunião de jovens.  Porém, gentilmente, me deixaram entrar e fotografar!

 Centro Comercial da Princesa - lindeza por fora e por dentro !
No antigo casarão encontrei uma graça de Brechó, o Mabella, da Cássia e sua filha Marcela.  E também  uma perfumaria!
  E os proprietários moram na parte dos fundos da grande construção.

 Detalhe da parede do Centro Comercial da Princesa. Algumas casas deixam esses visores para que possamos saber como são essas paredes tão antigas.

 O imponente Forum, construção de 1933, em estilo eclético, com predominância do neoclássico, principalmente na fachada.

Na foto, o  Museu Casa de Vital Brazil - super bem cuidado e interessante!
Criado em 1988, tem em seu acervo vários animais peçonhentos, móveis que pertenceram ao cientista, histórico e fotos, pinturas, revistas e livros raros.

 Casas encantadoras ! Muito interessante a diversidade da arquitetura, com construções de muitos estilos e anos.

 Ipê rosa no céu azul de Campanha. Muito lindo!

 Belíssimo muro de vidro!

 Olha a graça dessa placa!

 Museu Regional do Sul de Minas.

No prédio hoje ocupado pelo Museu Regional do Sul de Minas e pela Biblioteca Municipal da cidade, hospedou-se a Princesa Isabel.

 Campanha é a cidade onde nasceu o Padre Vitor, tão amado e respeitado pelo povo.
  E a Oficina da Roça está instalada nessa casa, que  é um dos encantos dessa cidade especial!
 Tudo é especial na Oficina da Roça: a construção antiga, do final do século XVIII, em estilo colonial, o artesanato de qualidade, a beleza da decoração e a gentileza da Marisol ! Imperdível!

 Uma padaria recheada de gostosuras está localizada nessa beleza de sobrado! Coisas de Campanha...

 Palácio Episcopal São José. Construção de 1942, em estilo neocolonial americano.

 Quiosque na Praça Dom Ferrão, que é enorme e bonita. Lá no fundo da foto, o Coreto.

 
 Seminário Episcopal N.S. das Dores. Construção da década de 20.

 Pousada da Princesa.
 A CEMIG ocupa essa doçura de construção.

 Linda construção!
 Quem gosta de ver construções antigas - e eu adoro! - fica bem feliz em Campanha!  A cidade é muito antiga e claro que perdeu uma grande parte das primeiras construções! Mas podemos apreciar casas de várias épocas, e bem conservadas. Eu adorei!

As ruínas da antiga Prefeitura e a bela Praça Dr. Jeferson, em frente da Igreja N. S. das Dores.
Claro que não conheci toda a cidade, apenas a parte central, mas encontrei 3 boas praças:
- a primeira, logo na chegada, bem arborizada, mas só vi de passagem
-a segunda, é essa da foto, e gostei bastante dela
-a terceira é a principal, em frente da Catedral
A cidade é tranquila, o ar puro e o céu estava muito azul.  Um dia perfeito e com o delicioso jeitinho mineiro de ser.

Foi emocionante passear por  essa joia antiga e preservada ! Adorei andar por suas  ruas num sábado frio e gostoso de julho, descobrindo suas belezas e encantos !  Campanha é  a Tiradentes do Sul de Minas e tem tudo para se transformar, cada vez mais, num grande atrativo turístico!


ESCOLAS FLORIDAS ! E POR QUE NÃO ?

$
0
0
Já ficou provado que conviver com a Natureza é benéfico para o Homem.
 Observar a beleza de flores e jardins, e poder usufruir dos produtos de uma horta orgânica deveria ser direito e prazer  de todos!
Que tal as escolas oferecerem essas benesses para seus alunos? Não é uma boa ideia?

 E aí pensei: "Escolas Floridas"!  Fui espiar no Google e encontrei, em Portugal, um projeto municipal com esse nome ! E saí procurando onde  já existiria a valorização do verde nas escolas.
Os links estão abaixo, as fotos aqui.  E olha que lindeza esse pátio gramado salpicado das flores do Ipê! Porém o melhor foi que a escola valorizou  e até fotografou o que, para muitos, seria sujeira.  Adorei !

 Essa outra escola criou um Jardim Sensitivo para que as crianças desenvolvam o prazer de ver, cheirar e tocar as plantas. E ouvir, e provar...
Conheci um jardim desses no Jardim Botânico de Rio e foi uma surpresa muito agradável para mim.

 Como eu adoraria ter estudado numa escola assim, repleta de verde, com horta, jardins, e esse ambiente de bosque encantado...  É uma escola municipal, em Lafaiete, MG, que já completou 100 anos de atividade!

 Horta e flores, juntas, enfeitando e alegrando quem vê, quem cuida.  Os alunos participam alegremente das atividades ao ar livre, na terra.

 A felicidade de plantar e colher não tem medida! É incomensurável, é sentir o poder da criação em toda a sua plenitude...
E as crianças, mesmo as pequeninas, amam participar dessa alquimia incrível e divina!

 Reutilizando: garrafas pet circundam canteiros, embalagens plásticas viram regador.
E como eles olham atentos o trabalho feito pelos colegas!  Certamente ansiosas para também "por a mão na massa"!

Estou em fase de otimismo! Não tenho feito postagens catastróficas...
Apesar de criticar profundamente o que vejo ao meu redor, também sei que tudo é possível, bastando a vontade, a determinação, a teimosia e o amor.
E eu acredito que, semeando palavras, podemos colher atos.
  Fazendo, mostramos que dá para realizar sim, independente de governos!
E mãos à obra !

http://portaljoinville.com.br/especiais/2014/11/projeto-escola-em-flor-vai-implantar-viveiros-em-escolas-e-ceis
http://ebcoucinheira.blogs.sapo.pt/projeto-escolas-floridas-65980
http://fatoreal.com.br/site/escola-meridional-em-lafaiete-festeja-centenario-em-grande-estilo/
 http://patiosecologicos.blogspot.com.br/
 http://escolajoaopaulo.com.br/jardim-sensorial/
http://11monsenhoramargosa.blogspot.com.br/2012/11/horta-escolar.html

MARIA DA FÉ - em busca das cerejeiras em flor!

$
0
0
  Maria da Fé é uma pequena cidade do Sul de Minas, com cerca de 15 mil habitantes e tendo a altitude de 1258 metros.  É considerado o município mais frio do estado, com temperaturas que no inverno podem descer abaixo de 0º!

 E eu ainda não conhecia esse lugar que fica tão pertinho de mim!
Em Julho fui à caça das cerejeiras que existem em quantidade pela cidade e florescem nessa época do ano.
Que maravilha, que sonho, que beleza !!!

 Puro encantamento poder ver essa maravilha cor de rosa e sentir o suave perfume que exalam!  Na entrada da cidade existem umas 40 árvores enfileiradas.  Eu não contei, mas li que é essa a quantidade!

 E aqui está a maior joia de Maria da Fé: a Igreja Matriz N.S. de Lourdes!


Edificação do início do século XX, a igreja Nossa Senhora de Lourdes é de estilo eclético, destacando-se o gótico-romano Com obras de pintura de autoria dos irmãos italianos Pietro e Ulderico Gentilli.

  A Igreja Nossa Senhora de Lourdes é um monumento que foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal em 31 de maio de 1999.

 Totalmente recoberta por pinturas e detalhes em madeira, a igreja é certamente uma das mais bonitas da região.

 Na frente da praça da matriz, a cerejeira embeleza a paisagem.

  Outro ponto forte de Maria da Fé é seu artesanato.  Visitei a oficina do Gente de Fibra http://www.gentedefibra.com.br/gentedefibra/  onde vi peças lindas e de muita qualidade.


 Aqui a história do Gente de Fibra.

Outro atrativo que não pode deixar de ser visitado é a Fazenda Experimental da Epamig
 que  pesquisa há mais de 30 anos a cultura da oliveira na região da Serra da Mantiqueira e em 2008 realizou em Maria da Fé a primeira extração de azeite de oliva no Brasil.   Saiba mais:  http://www.prefeiturademariadafe.com/#!epamig/c1r1b
Na foto, as mudas de oliveiras que podem ser compradas na fazenda.

 Gosto muito de admirar a arquitetura das cidades e ir decifrando a idade de cada construção.  Essa é uma das mais - se não a mais - bonita casa da cidade e foi totalmente restaurada.  No seu interior existe um painel com fotos mostrando todo o trabalho de recuperação.

 Da varanda da Pousada da Serra avista-se a praça e seus jardins onde oliveiras foram plantadas.

 Outra construção muito interessante,  com seus círculos estrelados.

 Outra bela casa.

 Olhem que beleza! E muito bem cuidada.

 Casinha de boneca, colorida e delicada.

 Um primor de 1914, como está marcado na parede do jardim!

Comércio em baixo, residência em cima.  Assim era nos tempos antigos quando os Homens eram mais práticos.

Muitas outras fotos eu poderia acrescentar nessa postagem, pois foram muitas que tirei.
Só a Matriz merece uma postagem só para ela!
Quanta coisa interessante encontramos nas pequenas cidades! A vida calma, o trânsito sereno, as casas que retratam formas de existência  de outras eras...
Poder parar,  e viajar no tempo é fascinante e está ao dispor de todos nós.
Basta querer...

RUAS VERDES E FLORIDAS - não é uma boa ideia?

$
0
0
 Mais uma Teia Ambiental e eu continuo mostrando belezas...
Acho que decidi - sem pensar - não colocar problemas e tristezas, mas somente imagens que possam nos incentivar a criar um mundo melhor, mais bonito e saudável.

 Existem cidades que cuidam de suas ruas, calçadas e praças de uma forma incrivelmente linda ! Essa rua, em São Francisco - EUA, é uma das mais famosas do mundo ! Até virou atração turística.

 A nossa Gramado, cidade beleza do Rio Grande do Sul, é muitíssimo bem cuidada no item jardins e beleza. E atrai um grande número de turistas.

 Várias cidades da Europa estão fazendo seus bondes circularem por um verde gramado!  Muito melhor do que o asfalto, essa rua verde refresca, permite a infiltração da água da chuva e ainda embeleza o lugar.  Não é uma boa ideia ?

 Maringá, no Paraná, e o canteiro central florido. Gostei!

 Foi desse site que tirei essa maravilha de foto !
 http://www.ligiafascioni.com.br/2015/06/top-10-as-fotos-mais-legais-de-maio/

 E essa outro foto também veio do mesmo site aí de cima.

 Na França encontrei outro lugar paradisíaco!

Outra rua de sonho na França - Alsacia.
Já li que em algum lugar estão fazendo a sarjeta gramada, para que a água da chuva vá penetrando no solo e seja em menor quantidade a que vai para os bueiros. Não é uma ótima ideia ?

Certamente muitos dirão que é inviável, que as cidades não tem dinheiro para manter jardins e jardineiros, que existem coisas mais importantes para se fazer...
Claro que discordo dessas opiniões!  Sei que é possível sim, basta querer. E quantos empregos de salário pequeno podem ser criados, ajudando a população ao mesmo tempo em que melhora a qualidade de vida e atrai turistas - fonte de renda certa!

Vamos florir nossas cidades ?

"TU TE TORNAS ETERNAMENTE RESPONSÁVEL POR AQUILO QUE CATIVAS II"...

$
0
0
 Tem dias na vida da gente que são muito especiais.  Eles podem começar comuns, na rotina do acordar, tomar banho e café, e sair para o trabalho.
Mas, de repente, recebemos uma visita totalmente inesperada, visita que alegra nosso dia e emociona nossa alma.

 E hoje foi um desses dias!  Estava eu tranquilamente pendurando as novas latinhas com cactos e suculentas, lá no Caminho do Artesanato, quando chega um casal e pergunta se eu sou a Flora.   Sim, respondi, e a senhora demonstra uma alegria cativante e me abraça!

 A Maria e seu marido Getúlio acompanham meu blog e gostam do que leem.  E, vindo a São Lourenço, quiseram me conhecer e visitar o Caminho do Artesanato.
Nessas horas, a sensação é de surpresa, emoção, contentamento e uma enorme responsabilidade pois, "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" !

 Muita coisa para dizer, histórias para contar, e a loja para ser visitada !
Maria confessa que é tímida e nunca comentou minhas postagens ! E eu intimei-a a comentar, pois é muito importante para quem escreve receber a resposta dos seus leitores!

Em contrapartida eu, que sou muito tímida também, até coloquei minha foto junto da Maria ao lado do nosso Papai Noel mineiro !
É uma boa troca, não acham ?

Maria gostou do nosso artesanato e comprou algumas peças.
 E fotografamos para registrar esse momento tão especial!

Maria e Getúlio, vocês não calculam a alegria que trouxeram ao meu dia com sua visita, suas palavras, seu carinho!
Só posso agradecer, de coração, por ter recebido esse presente tão meigo e delicado.

E voltem mais vezes, pois eu e o Caminho do Artesanato os receberemos de coração e braços abertos !

HORTAS URBANAS - variando sobre o tema...

$
0
0
 Os moradores das grandes cidades resolveram ocupar espaços abandonados e criar lugares úteis, bonitos e agradáveis para a comunidade local.
Assim foi com um terreno existente no bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro.

Em março de 2013 começaram sua hortinha comunitária.
Hoje, vi um programa muito interessante na tv: "Lá Fora", onde a arquiteta Bel Lobo e sua equipe transformaram a já existente horta num lugar mais agradável e charmoso.


 Voluntários trabalhando com prazer.

 Com carinho e disposição, os terrenos são limpos e transformados em pequenos paraísos de bem estar para os moradores da redondeza.

 A arquiteta e apresentadora Bel Lobo durante a decoração da Horta Comunitária.
Ideias muito interessantes, inclusive o uso de duas caçambas que se transformaram em lugar de estar, com colocação de cadeiras.

 Caixotes foram usados para mudas e até um local para reuniões foi criado.

Pesquisando, descobri que essas hortas estão se alastrando, que o Homem está tomando consciência da importância de preservar e criar áreas verdes e que ele também descobriu que é muito bom trabalhar na terra, plantando e vendo crescer o verde.

Por essas e por outras ações é que eu acredito que o mundo não está perdido!

Então, Vamos Florir São Lourenço!

POR UM NATAL MAIS NATURAL...

$
0
0
 Mais um Natal chegando... Tempo mágico de sonhar com presentes, especialmente aqueles que não podemos comprar, pois não tem preço... Tempo de reviver Natais passados e de desejar um mundo melhor, um planeta mais preservado e um Homem mais consciente.
E como podemos compatibilizar presentes e decoração natalina com atitudes ambientalmente corretas?


 Aqui na minha cidade - como em muitas outras - no ano passado, a decoração foi com material reutilizável.  O efeito ficou bem interessante e bonito. É preciso bastante criatividade e trabalho, mas o resultado compensa !

 Ainda bem jovem eu já achava que o Natal tinha que ser menos comercial e mais espiritual.  Presentes sim, mas não objetos caros !  Lembranças artesanais, que mostrassem o carinho com que foram feitas, seria o ideal.  Em várias ocasiões eu presenteei com vinagre temperado, pães caseiros, plantas e artesanato feito por mim.
Em 2010 embrulhei meus presentes com pedaços de juta, que depois peguei de volta, pois uso para meu artesanato !


Outra bonita decoração da minha cidade, feita com muitas garrafas de vidro iluminadas.


 Já tive inúmeras árvores de natal, ao longo da minha vida.  Por vários anos usei os galhos dos ciprestes que tinha no jardim.  Quando eles secaram, passei a usar  o Guapuruvu, uma árvore que solta essas hastes bonitas e resistentes.  Aliás, esse jarrão com as hastes e as luzinhas brancas, fica o ano inteiro na minha sala.  Em dezembro eu coloco os enfeites natalinos.
Simples, bonito e ecologicamente correto!


 As embalagens também são reaproveitadas, e duram vários natais.
Existem mil fórmulas de fazer um natal natural, sem desperdício, sem consumismo, mas com muito carinho e amor.
Uma maneira que gosto bastante e já fiz várias vezes - apesar da estranheza dos participantes - é que os presentes sejam feitos por quem presenteia. E surgem coisas incríveis, como uma massa de macarrão caseira, uma garrafa pintada, um perfume artesanal.... 
Outra forma bem interessante é que nada pode ser comprado, tudo tem que ser feito com o que existe na casa,  pelas pessoas.  Olhem alguns exemplos dos presentes que surgiram, nas ocasiões em que fiz dessa maneira: 
-doce de leite feito com leite condensado
-geleia de maçã
-vidro decorado para colocar algodão
-um desenho feito por um desenhista
-um roteiro de viagem
-uma carta de amor linda
Mais do que o presente, vale muito mais a intenção com que ele foi feito.

Perder o encanto do Natal, jamais, pois ele está no ar, no cheiro diferente que surge em certos momentos, nas lembranças doces e saudosas de tempos idos, na emoção que chega de mansinho e não vai embora...Até dezembro terminar...

 Mais um ano de Teia Ambiental, e em 2016 só mostrei imagens bonitas, experiências boas e a certeza de que a esperança existe, nunca morre, e é verde como a Natureza que nos cerca nesse lindo planeta azul!

Feliz Natal !

ANO NOVO, IDEIAS NOVAS !!! (nem tão novas...)

$
0
0
FRUTÍFERAS NAS CALÇADAS.
Ano Novo, vida nova! E novamente as ótimas ideias antigas, renovadas com a virada do ano !
Eu não desisto, não é mesmo ? 
Vi no Face essa maravilhosa foto aí de baixo e o tema para a TEIA AMBIENTAL de Janeiro só podia ser esse !

Essa maravilha fica na Itália, não sei em que cidade.  E lá fui ou pesquisar sobre o polêmico tema: frutíferas nas calçadas...
Descobri coisas interessantes: em algumas cidades, esse hábito está sendo implantado, ou apoiado.  Em outras - na verdade só achei em 2 - ele não é aceito, recomendado ou até pode ser proibido.

 Em Presidente Prudente - SP. o hábito é aceito. E olhem que beleza esse bananeiral carregado de pencas de bananas!  Em algumas cidades, os moradores adoram poder pegar as frutas no pé!

 Na Espanha - Sevilha - a bela árvore frutífera deu uma linda foto!
Teve cidade que fez levantamento com os moradores, oferecendo um formulário para ser preenchido sobre ter ou não árvores frutíferas na rua.  Todos concordaram! E alguns alegaram que era preferível a sujeira que poderiam causar, do que não ter as frutíferas nas calçadas!!! Fiquei maravilhada com essas respostas: ainda existe esperança para a Humanidade!

De novo Presidente Prudente, e agora com jabuticabeiras nas calçadas !
Olhem que ótimo exemplo a ser seguido!
"Em pleno Verão de 2016, moradores e visitantes de Presidente Prudente se surpreendem ao encontrar nos mais diferentes pontos da cidade, árvores frutíferas liberadas a todos os interessados, especialmente os apreciadores de manga, banana, abacate, laranja, caju, goiaba, acerola, jaca e até figo. São espécies cultivadas por inciativa dos moradores em plena via pública. Trata-se de uma iniciativa de cunho social da mais alta importância para a convivência de uma comunidade voltada à ação solidária, num gesto que só engrandece a cidade. Enquanto uma minoria se rebela contra as boas iniciativas, devastando e mutilando o pouco que existe de preservação ambiental, outros agem de forma diferente: cultivando o que existe de melhor na natureza: o verde das plantações e os frutos resultantes desse trabalho representado por centenas de árvores frutíferas em plena área urbana. Esse plantio que merece louvores é constatado desde o centro da cidade até os mais distantes bairros da periferia."(http://altinocorreia.blogspot.com.br/2016/01/nas-ruas-de-presidente-prudente-um.html)

Em Belo Horizonte - MG, essa avenida movimentada possui mangueiras frondosas.
 " Além de ser conhecida como cidade jardim, Belo Horizonte tem feito jus a outro título: o de cidade pomar. Isso porque em ruas e avenidas da capital, as árvores frutíferas passaram a ter o colorido típico dos frutos maduros. São goiabeiras, mangueiras, pés de acerola, coqueiros e outras plantas que, além de mudar a paisagem de BH, têm feito a alegria dos amantes das frutas. Muitos congelam a correria do dia a dia para se deliciarem com as frutas. Há até quem economize no sacolão e leve sacolas ou caixas repletas para casa".  (http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/12/05/interna_gerais,596588/arvores-frutiferas-mudam-o-cenario-de-bh-e-populacao-aproveita.shtml)

Em Brasília - pasmem! - existem em torno de 900 mil árvores frutíferas espalhadas entre as quadras e avenidas da capital do Brasil !!!
"Uma cidade-pomar onde você caminha pelas ruas e pode colher frutas fresquinhas, direto do pé e sair comendo, sem pagar nada. Ah, e são frutas orgânicas, livres de agrotóxicos. É assim em Brasília, sabia?" (http://www.sonoticiaboa.com.br/2016/12/26/cidade-tem-frutas-organicas-de-graca-nas-ruas-para-pedestres/)

No México, outro exemplo de frutíferas nas ruas.
" Eles plantam arvores frutiferas nas ruas. Agora que é epoca, tem pés carregados de limão, mixirica, laranjas !!! Uma ideia pra copiar porque, alem de atrairem passaros e borboletas, as raizes não destroem as calçadas" (http://expatfamily-in-mexico.blogspot.com.br/)

No Grajaú - RJ, meu bairro do coração, existem tamarineiras imensas que distribuem seus frutos abundantemente. Quando ventava, em setembro, eu via pessoas com sacolas recolhendo os frutos do chão.
Foto - http://www.almacarioca.com.br/grajau.htm

Faz muito, muito tempo que eu falo sobre plantar árvores frutíferas nas calçadas, e a reação das pessoas sempre foi a mesma: não dá certo !  Vai sujar as calçadas, pode cair na cabeça dos transeuntes, vão depredar, roubar...
Aí, eu encontro exemplos, pelo mundo inteiro, de que dá certo !!!
Então, só posso retrucar: "não te disse, não te disse ?"

FELIZ ANO NOVO AMIGOS !
E que ele traga novos ares, nova mentalidade, para que outras cidades, outras pessoas, também digam que dá certo!
Vamos lá, São Lourenço ?



SEMINÁRIO DE OUTONO 2016 - Março

$
0
0
 Em 12 de março tivemos o primeiro Seminário do ano de 2016.  Outono pede comida mais morninha, e o cardápio foi comida árabe.

 Tempo de Páscoa, Outono também é época de colher o que se plantou...

 O grupo de alunos, no início do dia. E vamos ao estudo !

 Hora da merenda: esticar as pernas e tomar um chá com quitandas.

 As delícias da comida árabe, em versão vegetariana.

 Almoço no Jardim.

 Sobremesa com toque árabe, e a água com flor de laranjeira.

Café no final da tarde: com pão árabe e homus tahine.

No café, hora de confraternizar e agradecer por um dia produtivo.

SEMINÁRIO DE INVERNO I - Maio

$
0
0
 Inverno, momento de aconchego, de acalmar a alma e aprender antigas sabedorias...
Assim, recebemos no dia 14 de maio, um grupo de pessoas interessadas em saber algo mais sobre essa ciência que é a Numerologia.
 Gente nova, decoração nova, mas o mesmo e imbatível cardápio tantas vezes repetido - e aprovado : comida árabe !


 Quibe sem carne, na versão vegetariana.

 O grupo, formado por pessoas, em grande maioria, aqui da cidade.

 Gilberto explicando a Numerologia da Alma.

 Merenda é hora boa !

 Pode se servir, a casa é sua !

 Almoço no Jardim.

 Sobremesas com toque árabe.

 Mesa do café da tardinha.

Bate-papo e café.

SEMINÁRIO DE INVERNO II - JUNHO 2016

$
0
0
 Agora, em 11 de Junho, o frio apertou. Muitos agasalhos e o calor humano, aquecem mais um Seminário de Numerologia - esse para alunos.

 A flor de maio colore de rosa a varanda.

 O grupo, devidamente agasalhado, pronto para mais um dia de estudos numerológicos.

 Na decoração, artesanato do Brasil.

 Hora da merenda !

 Cada um prepara seu prato !

 Almoço no Jardim.  Com agasalhos !

 Comida também ajuda a aquecer...

 E a chita dá cor ao ambiente.

Feijoada vegetariana, mas, dessa vez,  feita com feijão carioca.

Bufê de sobremesas e sucos.

O café da tardinha.

No Inverno é bom ficar dentro de casa... Quentinho !

SEMINÁRIO DE INVERNO III - Julho 2016

$
0
0
Em 16 de Julho tivemos o terceiro Seminário de Inverno.  E o cardápio, para aquecer melhor, foi Comida Nordestina - vegetariana ! Deu trabalho para pesquisar, mas gostei do resultado...
 

 Decoração típica, com suculentas, peças de barro e a roda de carroça e os boizinhos vindos de Aracaju.

 O grupo,  só mulheres, devidamente agasalhadas para nosso Inverno caprichado.

 Vamos comer !!!

 Baião de Dois, Escondidinho de Macaxeira, Pirão de Leite, Quibebe, Quiabada, Moqueca de Banana. Gostei...

 Almoço no Jardim.

 Barro, chita, detalhes bem no tema...

 De sobremesa: Doce de Mamão Maduro, Pudim de Tapioca, Queijo e rapadura.

 Café da tardinha.

 De noite, na sala é mais quentinho...

Café com prosa.  E as conversas continuam.
Viewing all 110 articles
Browse latest View live